Alívio na Sapucaí: ‘Pode levar o rango que quiser’, diz Paes após polêmica
Regras limitando itens de comida e bebida que podem entrar com cada expectador provocaram insatisfação no público das arquibancadas
Às vésperas dos desfiles das escolas de samba no Sambódromo, uma polêmica indigesta paira entre o público que já prepara a matula para enfrentar a maratona do samba nas arquibancadas. A controvérsia começou quando a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou regras limitando a quantidade de alimentos e bebidas que o público poderia levar para a Avenida. Segundo a Liesa, cada pessoa poderia entrar com “”até 2 alimentos lacrados e devidamente conservados”, além de garrafas plásticas de até 500ml. Em meio às reclamações do público, nas redes sociais, o prefeito Eduardo Paes postou no X: “Pode levar o rango que quiser. Está liberado!”. E o presidente da liga, Gabriel David, publicou um vídeo defendendo que deve prevalecer “o bom senso”.
+ Uber ou metrô? Qual o melhor meio de transporte para chegar à Sapucaí
“O que pode é aquilo de consumo próprio. Você pode levar sua bebida na garrafa plástica ou num copo térmico. O que não pode é a latinha, porque o carnaval tem patrocinador. Você não pode levar a latinha de outro patrocinador para dentro da Avenida, se não você afeta o dinheirinho que as escolas ganham, que é muito importante para tudo que elas apresentam”, detalhou Gabriel David no vídeo, acrescentando que o público deveria buscar informações nas páginas da Liesa e da Rio Carnaval. No Instagram, a Rio Carnaval impõe o limite de “2 alimentos lacrados e devidamente conservados”. “O espectador poderá levar até 02 (dois) vasilhames plásticos de 500 ml com bebida (água, suco, refrigerante ou cerveja) e até 02 (dois) itens de alimentação (fruta, salgado ou sanduíche).”
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O descompasso entre a Liesa e a prefeitura gerou confusão entre os espectadores. Muitos usaram as redes sociais para questionar se a liberação do prefeito será realmente respeitada na entrada do evento. Uma nova lista foi divulgada, autorizando – com restrições – a entrada de alimentos não industrializados. Mas segue a controvérsia. Confira:
Itens permitidos na Sapucaí:
Até 2 vasilhames plásticos de 500 ml com bebida (água, suco, refrigerante ou cerveja)
Até 2 itens de alimentos individuais com até 500g cada
Bolsa térmica de uso pessoal
Capa de chuva
Itens proibidos na Sapucaí:
Isopores
Garrafas de vidro
Latas de alumínio
Garrafas e copos térmicos
Sacolões
Armas de fogo
Objetos cortantes (facas, canivetes e tesouras)
Sacos plásticos
refeições completas com grandes volumes de comida
Fogos de artifício e sinalizadores
Desodorantes aerossol e perfumes
Guarda-chuva, bastão de selfie e qualquer objeto em forma de bastão
Sacos de gelo e/ou gelo em gel
Animais domésticos
Padre, filósofo e agora autor: reitor da PUC-Rio lança 1º livro
Bokor: Edifício Lage faz 100 anos e ganha coletivo de arte na cobertura
João Vicente admite affair com Gracyanne Barbosa
Por que prefeitura decidiu transferir ponto facultativo do Dia do Servidor
Bom apetite! Uma lista de mais de 180 restaurantes para conhecer no Rio