Continua após publicidade

O que abre e o que fecha durante o Carnaval no Rio de Janeiro

Veja os horários de funcionamento de shoppings, supermercados, bancos, Correios e outros serviços ao longo do feriadão na cidade

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
9 fev 2024, 15h57

Bancos

Não haverá atendimento nas agências bancárias nos dias 12 (segunda) e 13 (terça), informou a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Isso vale também para as compensações bancárias, incluindo a TED. O pix, que funciona 24 horas todos os dias, incluindo feriados, poderá ser feito normalmente.

Na Quarta-feira de Cinzas, o início do expediente ao público começará ao meio-dia, no horário local, com encerramento previsto no horário normal de fechamento das agências. Nos locais em que as agências fecham normalmente antes das 15h, o atendimento ao público será antecipado, de modo a garantir o mínimo de três horas de atendimento presencial ao público.

Os boletos com vencimento nos dias do feriado poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia útil seguinte, ou seja, quarta. Normalmente, os tributos já vêm com datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

Correios

Nesta sexta (9) e no sábado (10), os Correios funcionarão normalmente, com rotina de entregas de cartas e encomendas e atendimento. No sábado, funcionarão apenas agências que já abrem neste dia da semana.

Na segunda e terça de Carnaval, as agências dos Correios não vão abrir. O atendimento e as entregas serão retomados na Quarta-feira de Cinzas, com agências abertas a partir do meio-dia.

Nesses dias, o atendimento automatizado da Central de Atendimento dos Correios (CAC) estará disponível por meio do site dos Correios e pelo telefone.

Continua após a publicidade

Detran.RJ

Não haverá expediente nas unidades do Detran entre os dias 9 e 14 de fevereiro, devido ao feriado de Carnaval e ao ponto facultativo decretado pelo governo do estado. Neste período, o teleatendimento também não funcionará.

INSS

As agências da Previdência Social não funcionarão na segunda, por ser ponto facultativo, e na terça, devido ao feriado de Carnaval. Na Quarta-Feira de Cinzas, só vão abrir para atendimento ao público as unidades com perícias médicas agendadas para após as 14h, mas isso se a Perícia Médica Federal deixar aberta a agenda para essa data.

Como o ponto facultativo é até as 14h, não haverá atendimento administrativo, pois as agências funcionam até as 13h nos dias normais.

Para ter informações sobre benefícios e pagamentos ou conferir o horário de agendamento, o atendimento pela central 135 estará disponível das 7h às 18h, nos dias 10, 12 e 13 (sábado, segunda e terça). Na quarta, o serviço volta ao horário normal, das 7h às 22h, horário de Brasília.

Os serviços também estarão disponíveis por meio do aplicativo e do site Meu INSS, que funcionarão normalmente durante o Carnaval.

Continua após a publicidade

Metrô

O MetrôRio funcionará 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de sexta até meia-noite de terça. Na terça, no entanto, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até a 1h. As demais estações do sistema metroviário funcionarão apenas para desembarque após a meia-noite.

A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema.

Trens

A SuperVia vai reforçar a operação dos trens com a oferta de viagens extras ao longo do dia e nas madrugadas para os ramais Japeri e Santa Cruz e Saracuruna. O esquema especial estará em funcionamento de sexta(9)  até terça (13).

A estação Central do Brasil ficará aberta continuamente do início da operação de sexta até terça. Na operação das madrugadas, todas as outras estações do sistema ferroviário funcionarão somente para desembarque de passageiros.

Shoppings

Américas Shopping

No sábado e na segunda, as lojas e os quiosques funcionarão das 10h às 22h e a praça de alimentação, das 11h às 22h. No domingo, lojas e quiosques vão operar das 13h às 21h, e a praça de alimentação, das 11h às 22h. Na terça, feriado de Carnaval, as lojas e os quiosques estarão fechados. Já a praça de alimentação ficará aberta das 11h às 22h.

Continua após a publicidade

Na Quarta-feira de Cinzas, as lojas e os quiosques funcionarão das 10h às 22h, e a praça de alimentação, das 11h às 22h. Em todos os dias, o cinema funcionará de acordo com a sua programação.

Fashion Mall

No sábado, as lojas e os quiosques funcionarão das 10h às 22h, e os restaurantes, do meio-dia até o último cliente. No domingo, na segunda e na Quarta-feira de Cinzas, as lojas e os quiosques abrirão das 14h às 20h, e os restaurantes, do meio-dia até o último cliente. Na terça, feriado de Carnaval, as lojas, os quiosques e a Alameda de Serviços estarão fechados, Já os restaurantes vão operar do meio-dia até o último cliente.

Ilha Plaza Shopping

Na segunda, as lojas e a praça de alimentação funcionarão das 10h às 22h de forma facultativa. Na terça, as lojas não funcionarão, e a praça de alimentação estará aberta do meio-dia às 22h de forma facultativa. Na Quarta-Feira de Cinzas, as lojas e a praça de alimentação funcionarão do meio-dia às 22h. O cinema vai abrir de acordo com a programação durante o período.

NorteShopping

No sábado, as lojas e os quiosques funcionarão das 10h às 22h; a praça de alimentação e o pátio estarão abertos das 10h às 23h; e o Taste Lab funcionará das 11h à meia-noite. No domingo, as lojas abrirão das 13h às 21h; a praça de alimentação e lazer, das 10h às 22h; e o Taste Lab, das 11h às 23h.

Na segunda, as lojas e a parte de alimentação e lazer abrirão das 10h às 22h; o pátio funcionará das 10h às 23h; e o Taste lab, das 11h às 23h. Na terça, as lojas e os quiosques estarão fechados, a praça de alimentação de lazer funcionará das 10h às 22h; o pátio, das 10h à meia-noite; e o Taste Lab, das 11h às 23h. Em todos os dias, os restaurantes e o cinema funcionarão de acordo com seus horários.

Continua após a publicidade

Rio Sul

No sábado (10), o shopping funciona normalmente, das 10h às 22h. No domingo (11), Lojas e quiosques abrem das 13h às 21h e a parte de alimentação, das 12h às 21h. Os cinemas operam de acordo com a programação. Na segunda (12), o shopping mantém seu horário normal, das 10h às 22h. Na terça (13), lojas e quiosques ficam fechados, estabelecimentos de alimentação funcionam das 12h às 21h e os cinemas abrem de acordo com a programação. Na quarta (14), o lugar opera em seu horário normal, das 10h às 22h.

Shopping da Gávea

No sábado, o funcionamento é normal, das 10h às 22h. No domingo, as lojas abrem das 12h às 18h e os estabelecimentos de alimentação, das 12h às 21h. Na segunda, as Lojas Americanas ficam abertas, das 12h às 21h, e a alimentação funciona das 12h às 21h. Na terça, lojas e quiosques ficam fechados, e a alimentação abre das 12h às 21h. Na quarta, o shopping funciona das 12h às 22h..

Shopping Jardim Guadalupe

No sábado, as lojas, os quiosques e a praça de alimentação e lazer funcionarão das 10h às 22h. No domingo, o funcionamento será das 13h às 21h, e praça de alimentação e lazer, do meio-dia às 21h. Na segunda, a abertura das lojas será facultativa e acontecerá das 10h às 22h. A praça de alimentação vai funcionar do meio-dia às 22h.

Na terça, as lojas e os quiosques estarão fechados, e as operações de alimentação e lazer funcionarão do meio-dia às 21h. Na Quarta-feira de Cinzas, as lojas e os quiosques vão funcionar das 13h às 21h, e a praça de alimentação, do meio-dia às 21h.

Shopping Leblon

No sábado, o funcionamento é normal, com lojas abertas das 10h às 22h e alimentação das 12h às 23h. No domingo, lojas das 13h às 21h. Alimentação, das 12h às 23h. Na segunda e na terça de Carnaval, somente a alimentação abre, das 12h às 22h. Na Quarta-feira de Cinzas, as lojas operam das 12h às 22h e a alimentação, das 12h às 23h.

Continua após a publicidade

Shopping Tijuca

No sábado, as lojas e a praça de alimentação funcionarão das 10h às 22h. No domingo, as lojas estarão abertas das 13h às 21h; a praça de alimentação, do meio-dia às 22h; e a parte de lazer, das 13h às 21h. Na segunda, todo o shopping funcionará das 10h às 22h.

Na terça, as lojas não funcionarão, e a praça de alimentação e os quiosques abrirão do meio-dia às 22h, enquanto a parte de lazer, das 13h às 22h. Nesses dias, o cinema funcionará de acordo com seus horários.

West Shopping

No sábado, as lojas e os quiosques funcionarão das 10h às 22h; a praça de alimentação, das 10h às 23h; e os restaurantes, do meio-dia às 23h. No domingo, as lojas vão abrir das 13h às 21h; a praça de alimentação, das 11h às 22h; e os restaurantes, do meio-dia às 22h.

Na segunda, o funcionamento será normal. Na terça, as lojas e os quiosques estarão fechados; a praça de alimentação vai operar do meio-dia às 22h; e os restaurantes, do meio-dia às 22h. Na Quarta-feira de Cinzas, as lojas, os quiosques e a praça de alimentação estarão abertos das 10h às 22h; e os restaurantes, do meio-dia às 22h.

Supermercados

Assaí Atacadista

Todas as unidades no Rio funcionam das 7h às 18h na terça de Carnaval. A exceção é a loja do Ceasa, que abre das 7h às 15h.

Extra Mercado

As lojas também operam em horário normal no dia 13, das 7h às 22h. As exceções são as unidades Nova Iguaçu, São João de Meriti, Queimados e Piabetá, que fecham às 18h.

Guanabara

As lojas funcionam normalmente das 7h às 22h, de segunda a sexta. No domingo, as unidades ficam abertas das 7h às 18h.

Mundial

As lojas abrem na segunda das 7h30 às 18h. Na terça de Carnaval, as unidades permanecem fechadas. Nos demais dias, o funcionamento será normal.

Pão de Açúcar

As unidades operam normalmente no dia 13 de fevereiro, das 7h às 22h. As lojas de Copacabana, até 21h. A de Itaipu abre das 8h às 21h nesse dia.

Prezunic

No domingo e na terça, as unidades Recreio, Botafogo, Barra, ParkJacarepaguá, Tijuca, Laranjeiras, Voluntários, Marapendi e Maricá operam até 21h. Todas as demais ficam abertas até 18h. Na segunda, todas as lojas funcionam em horário normal, exceto a do Catumbi, que fecha às 20h.

Supermarket

O funcionamento nos dias 10, 11, 12 e 13 de fevereiro varia de acordo com cada unidade. O cliente pode consultar o horário de cada loja no site da rede.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.