Os novos protocolos da Sapucaí para assistir aos ensaios técnicos
Entrada nas arquibancadas será gratuita e sem limite de público. Carteira de vacinação física ou digital será exigida
Após dois anos pandêmicos sem folia na Marquês de Sapucaí, o público poderá novamente acompanhar os ensaios técnicos das escolas de samba a partir deste domingo (13). A entrada nas arquibancadas será gratuita e sem limite de pessoas, mas com uma condição: a apresentação do comprovante da vacina contra a Covid-19, físico ou digital, será obrigatória nos setores do Sambódromo. Por este motivo, a Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) recomenda que o público chegue mais cedo nos dias de evento.
+ Quem deve usar a máscara mesmo com o fim da obrigatoriedade no Rio?
De acordo com a decisão do Comitê Científico da Rio nesta última segunda (7), que liberou a obrigatoriedade do uso de máscaras na cidade, o acessório de proteção não será exigido. A fim de evitar aglomerações desnecessárias, equipes de apoio e de segurança deverão distribuir o público por todas as arquibancadas. A expectativa é que os ensaios recebam 50.000 pessoas por noite.
O formato será o mesmo dos anos anteriores: as escolas ensaiarão com o suporte de um carro de som. No domingo (13), a Imperatriz Leopoldinense, às 20h30, a São Clemente, às 21h40, e a Portela, às 22h50, abrem o cronograma de ensaios. No dia 20, será a vez da Paraíso do Tuiuti, Vila Isabel e Mangueira. Já no dia 27, mais três escolas desfilam: Unidos da Tijuca, Beija-Flor de Nilópolis e Salgueiro.
Em abril, a Mocidade Independente e a Grande Rio se apresentam no dia 3. No dia 10, a Viradouro, atual campeã, encerra a temporada com teste de som e da nova iluminação cenográfica fixa da avenida. A agremiação será a única a se apresentar usando o sistema de som do Sambódromo. Antes do ensaio, será realizada a tradicional lavagem da Marquês de Sapucaí por baianas das escolas e mães de santo.
Na última noite, o público poderá entrar na pista e formar o tradicional “arrasta-povo” atrás do cordão de isolamento.
+ Imperatriz, Portela e São Clemente abrem os ensaios técnicos na Sapucaí
Como em outros anos, a entrada com alimentos e bebidas não será permitida. Durante o evento, o Botequim de Samba, na Praça de Alimentação, ao lado do Setor 2, funcionará das 18h até meia-noite, com pagode ao vivo.