Pele de gueixa

Cariocas recorrem a novos produtos e tratamentos para tentar ficar com a aparência das asiáticas

Por Daniela Pessoa
Atualizado em 2 jun 2017, 13h03 - Publicado em 25 jul 2014, 13h53
Divulgação (Camila Pitanga), Zé Paulo Cardeal (Mariana Ximenes), Nana Moraes (Ingrid Guimarães)
Divulgação (Camila Pitanga), Zé Paulo Cardeal (Mariana Ximenes), Nana Moraes (Ingrid Guimarães) (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

Não importa o que dizem as pesquisas mais recentes. Mesmo com estudos que defendem a exposição aos raios solares sem proteção por até trinta minutos diários, para combater uma série de enfermidades, melhorar a absorção do cálcio pelo organismo e reduzir o risco de câncer e de diabetes tipo 2, há um grupo de cariocas que prefere se esconder deles. Circulando sob a proteção de chapéus, lenços e óculos gigantescos (e, em casos extremos, até com luvas), elas têm horror àquela pele tostada e às possíveis pintinhas que venham a surgir. Não à toa, nos consultórios dos dermatologistas, cresce o número de clientes, incluindo celebridades como Mariana Ximenes, Camila Pitanga e Ingrid Guimarães, que chegam com um pedido bem específico na ponta da língua: uma cútis alva e lisa, livre de qualquer sinal ou mancha. “Sou daquelas que, faça chuva ou faça sol, usam sempre protetor solar. Meu sonho é ficar com a pele clarinha, como a de uma gueixa”, brinca a atriz Carol Castro.

Invejada por sua textura aveludada e pela tonalidade de porcelana, é justamente a pele das asiáticas a nova referência de beleza por aqui. Além de recomendarem cosméticos de última geração (veja o quadro abaixo), com formulações amplamente usadas na Ásia, os dermatologistas vêm importando uma série de tratamentos. O laser repair é a mais nova sensação e tem entre as adeptas a atriz Natália do Vale. “Em uma única sessão, ele trata manchas e ainda a flacidez”, explica a dermatologista Denise Barcelos. Outro lançamento é o laser clear & brilliant, pouco agressivo e recomendado às peles mais sensíveis, por enquanto à disposição em apenas uma clínica na cidade. Já a promoter Carol Sampaio aderiu ao peeling com pasta de carbono, indicado a cada quinze ou trinta dias para clarear inclusive os pelos faciais. É bem mais superficial do que os lasers, mas tem a vantagem de custar quase a metade. Pelos padrões dessas neo-orientais, se alguém quiser aparentar aquele visual dourado, de recém-saída da praia, só haverá uma solução: apelar para cosméticos que simulam o bom e velho sol.

beleza-02-quadro.jpg
beleza-02-quadro.jpg ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.