Continua após publicidade

Alô, nômades! Rio está entre melhores cidades para trabalhar remotamente

Ranking de locais recomendados para "workation" traz Toronto, Barcelona, Pequim e mais endereços requisitados; capital fluminense ocupa o sexto lugar

Por Luiza Maia
Atualizado em 24 ago 2023, 14h23 - Publicado em 24 ago 2023, 14h18

Com diversos trabalhadores adotando o trabalho remoto pós-pandemia, o “workation” virou tendência – trata-se de um conceito que combina trabalho (work, em inglês) com viagens a lazer (vacation, férias em inglês). Segundo um levantamento elaborado pela empresa IWG, o Rio de Janeiro é o sexto destino mais recomendado no top 10 lugares para praticar essa modalidade.

+ Ministério Público pede suspensão de concessão do Jardim de Alah 

A capital fluminense se destaca por fatores como clima, biodiversidade, praias, sistema de transporte integrado (que facilita a visitação a pontos turísticos), acomodações, além da variedade gastronômica, com mais de 15 000 bares e restaurantes.

Vale lembrar que o Rio conta hoje com diversos espaços compartilhados de coworking, vários deles com o selo do programa Rio Digital Nomads. O projeto foi lançado em 2021 para tornar a cidade mais atrativa para os nômades digitais, que possuem liberdade para trabalhar viajando por diversos lugares do mundo.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

O ranking da IWG também traz em primeiro lugar Barcelona, na Espanha, reconhecida por seu cenário cultural, arquitetura e abundante incidência solar. Já Toronto, no Canadá, vem em segundo lugar, com suas acomodações em alto nível e mais de 8 000 restaurantes para conhecer.

Confira a lista completa:

  1. Toronto, Canadá (com 58,5 de 90 pontos)
  2. Barcelona, Espanha (58,5)
  3. Pequim, China (57,5)
  4. Milão, Itália (57)
  5. Nova York, Estados Unidos (56,5)
  6. Rio de Janeiro, Brasil (55)
  7. Amsterdã, Holanda(55)
  8. Paris, França (55)
  9. Jacarta, Indonésia (55)
  10. Lisboa, Portugal (54,5)

A pesquisa também avaliou que 88% dos trabalhadores híbridos atuou de locais distantes em 2022, enquanto 57% estendeu as férias trabalhando nos destinos em que estavam viajando. Os adeptos do workation ainda citaram benefícios, como equilíbrio entre vida pessoal e trabalho (76%), possibilidade de passar mais tempo com amigos e familiares (52%), economia de dinheiro viajando na baixa temporada (47%) e a oportunidade de curtir férias mais longas (76%).

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.