Continua após publicidade

Museu Imperial de Petrópolis vira patrimônio da humanidade

Série de documentos sobre viagens do imperador D. Pedro II no século XIX é reconhecida por sua importância à História mundial

Por Thaís Meinicke
Atualizado em 5 jun 2017, 13h58 - Publicado em 24 jun 2013, 16h41
museu-imperial.jpg
museu-imperial.jpg (Redação Veja rio/)
Continua após publicidade

Na última semana, o Conjunto relativo às viagens do imperador D. Pedro II pelo Brasil e pelo mundo, que faz parte do acervo do Museu Imperial de Petrópolis, na Região Serrana do Rio, foi inserido no Registro Memória do Mundo da UNESCO (MOW), que reconhece a representatividade dos documentos em nível internacional e confere ao museu o título de patrimônio da humanidade.

A coleção conta com 2 210 documentos, doados ao museu pelo príncipe D. Pedro Gastão de Orleans e Bragança, bisneto de d. Pedro II, em 1948, que fazem parte da série Viagens do Imperador – 1840-1913. Entre as raridades, estão 44 cadernetas de viagem de D. Pedro II, entre textos, cartas e desenhos. Há ainda dez diários da imperatriz D. Teresa Cristina e diários de viagem da condessa de Barral e do barão do Bom Retiro, que faziam parte da comitiva do imperador. A importância do acervo se dá pelo fato de retratar a visão de um observador do século XIX que registrou com detalhes importantes acontecimentos da época, como, por exemplo, a invenção do telefone.

Após receber esta honraria, o Museu Imperial já prepara um novo dossiê, que será apresentado à UNESCO em agosto com o objetivo de ser reconhecido como Memória do Mundo da América Latina. Com o nome de Iconografia e cartografia da Guerra do Paraguai em instituições brasileiras, a coleção abrangerá documentos sobre a Guerra do Paraguai, coletados em parceria com mais sete instituições.

documento_museu_imperial_2.jpg.jpg
documento_museu_imperial_2.jpg.jpg ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.