Continua após publicidade

Após ameaça de fechamento, Museu da República terá estruturas restauradas

Chafarizes e portões vão passar por revitalização. Prédio centenário do Iphan, no Centro do Rio, também ganhou reforma substancial

Por Marcela Capobianco
1 jul 2024, 13h41

Frequentado por cariocas não só do Catete, mas de diferentes bairros da cidade e, é claro, por turistas do mundo todo, o jardim do Museu da República vai passar por um grande processo de revitalização.

A iniciativa, fruto de uma parceria entre o Instituto Carioca Cidade Criativa (ICCC) e a empresa global de energia Equinor, vai religar os chafarizes “Nascimento de Vênus” e “Chafariz dos Leões” e restaurar os portões laterais da área verde.

portao-museu-republica
Museu da República: reforma deve terminar em outubro (Heitor Wegmann Jr/Divulgação)

No mês passado, a instituição chegou a correr risco de fechar, mas seu futuro ficou garantido por conta de uma mudança distribuição de verbas por parte do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Continua após a publicidade

O local ganhará também sinalização bilíngue e um novo parquinho infantil. “O Museu da República é um pedaço significativo da história da cidade e do país. Ajudar a preservar essa importante instituição é uma das formas que temos de agradecer ao Brasil, que há 20 anos nos acolheu”, Veronica Coelho, presidente da Equinor, cuja sede fica na Noruega.

+ Ressaca no Rio: Marinha alerta para ondas de até 3 metros

As obras do projeto RevivaRio Museu da República, que contam com o total apoio do museu, começaram na última semana de junho e têm previsão de conclusão para o início de outubro. “Como parte do Museu da República, o jardim é um espaço vivo, do povo, que integra e embeleza o cotidiano da cidade do Rio de Janeiro e, por isso, a importância de revitalizá-lo”, aponta Heitor Wegmann Jr., cofundador do ICCC.

Continua após a publicidade

A restauração dos dois chafarizes vai envolver, entre outros detalhes, a limpeza geral, com remoção de manchas, crostas negras e filme biológico; remoção de vegetação invasora com herbicida; preenchimento de trincas e fissuras com argamassa específica e revisão nas instalações elétricas e hidráulicas, de maneira a garantir seu pleno funcionamento.

+ Qual o único lugar do Rio na lista de melhores pontos turísticos do mundo

Para o Chafariz dos Leões, ainda serão feitas a reprodução de duas bacias em concreto armado, à base de cimento branco estrutural; e o tratamento do piso do entorno.

Continua após a publicidade

Já os dois portões voltados para a Rua Silveira Martins vão passar por decapagem, revisão das ferragens e sistema de fixação do portão, reposição de elementos ornamentais faltantes, seguindo mesma técnica construtiva, além de pintura.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Revitalização do prédio do Iphan.

predio-iphan
Prédio do Iphan: a maior modernização no imóvel construído há mais de 100 anos (./Divulgação)

Órgão responsável pela fiscalização, preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) acaba de ganhar uma grande reforma no centenário prédio que, desde 1986, abriga a Superintendência da instituição.

+ Como emitir a nova carteira de identidade no Detran

Continua após a publicidade

A revitalização, assinada pela Concrejato, incluiu trabalhos nas fachadas, esquadrias e em bens integrados ao imóvel, além de restauro em pinturas tradicionais nas paredes.

Os elevadores foram modernizados, assim como a iluminação do prédio, que ganhou aparelhos de ar-condicionado. Essa foi a maior obra realizada em mais de cem anos do prédio, que conta com 3000 metros quadrados de área construída na Avenida Rio Branco, no Centro, e foi tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1978.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.