Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Multas de trânsito aplicadas durante a pandemia podem ser canceladas

Proposta será apresentada pela Comissão Disque Trânsito, criada nesta terça (23) na Alerj

Por Redação Atualizado em 24 nov 2021, 15h53 - Publicado em 24 nov 2021, 15h50

Apesar de grande parte dos serviços e estabelecimentos terem suspendido as atividades durante a pandemia de Covid-19, as multas de trânsito no Rio não tiveram pausa. O cancelamento das infrações aplicadas nesse período será um dos pedidos que a Comissão Disque Trânsito, inaugurada nesta terça (23) na Assembleia Legislativa (Alerj), pretende encaminhar à Justiça.

+ O Estação continua: após ameaça de despejo, cinema será tombado

Segundo o presidente da comissão, o deputado Bruno Dauaire (PSC), as penalidades continuaram a ser aplicadas sem que os motoristas recebessem notificações ou tivessem o direito de defesa. “A população ainda vive um período de dificuldade, não é justo causar mais prejuízo. É preciso focar mais em educação do trânsito do que estimular essa indústria das multas”, defendeu.

O vice-presidente, Marcus Vinícius (PTB), acrescentou que o grupo deverá solicitar também à Alerj um número de telefone para que os motoristas possam reclamar das punições arbitrárias. “Temos relatos de quantidades de multas absurdas. Precisamos de um canal onde as pessoas possam apresentar esses casos”, afirmou o deputado.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

A ação é uma das propostas discutidas pelo grupo, composto também pelos deputados Coronel Jairo (SDD), Rosenverg Reis (MDB), Renato Zaca (PTB), Rosane Felix (PSD), Dionísio Lins (PP) e Charlles Batista (PSL), para reduzir gradativamente o número de multas aplicadas no estado. O grupo também reivindica a criação de mais ações educativas no trânsito, em vez do uso extensivo das penalidades.

Continua após a publicidade

Publicidade