Continua após publicidade

Alexandre Mury

Nome em ascensão, o fluminense de São Fidélis reúne 39 trabalhos, a maioria evocando obras-primas de grandes expoentes da arte

Por Rafael Teixeira
Atualizado em 5 dez 2016, 14h16 - Publicado em 9 ago 2013, 14h16

AVALIAÇÃO ✪✪✪

Trata-se de um contrassenso: uma individual que exibe obras não de um, mas de dezenas de artistas. O aparente paradoxo é o mote de Fricções Históricas, exposição de Alexandre Mury na Caixa Cultural. Nome em ascensão, o fluminense de São Fidélis reúne aqui 39 trabalhos, a maioria evocando obras-primas de grandes expoentes da arte. O próprio Mury se insere em todas as criações, posando no lugar dos personagens originalmente retratados. Assim, assume as feições da mulher pintada por Da Vinci no quadro Mona Lisa, do Adão concebido por Michelangelo para o teto da Capela Sistina, do poeta de cabeça invertida imaginado por Chagall ou da mexicana Frida Kahlo em seus famosos autorretratos. Figuras icônicas, como Joana D?Arc e o faraó Tuntancâmon, também são interpretadas por ele. Brincando com questões de autoria e apropriação, o artista produz um efeito que transita entre o humor e a provocação.

Caixa Cultural ? Galeria 1. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 2544-4080, ? Carioca. → Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 8 de setembro.

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.