Clique e assine por apenas 4,90/mês

Guia de moda para o outono

Estilistas e consultoras de moda ensinam dicas para você se vestir bem mesmo com o tempo instável dos dias de outono na cidade

Por Louise Peres - Atualizado em 5 jun 2017, 14h01 - Publicado em 16 Maio 2013, 20h22

Apesar de lindos, os dias de outono são bastante instáveis: se as manhãs são frias e ensolaradas, o sol esquenta lá pelo meio-dia. As noites podem ser frescas, mas também há dias em que são deliciosamente geladas. Difícil é sobreviver a um dia inteiro sem passar calor ou sofrer com o friozinho. Já que o clima pode variar bastante ao longo de um dia, a mulherada se questiona: como lidar com essas altas e quedas bruscas de temperatura e permanecer bem vestida durante um dia inteiro? Perguntamos a estilistas e consultoras de moda cariocas e preparamos um guia de dicas para você estar sempre bem vestida durante a estação. Confira abaixo.

Abuse das camadas

Para não correr o risco de passar frio ou calor, vestir-se sobrepondo camadas de roupas é a melhor solução. Se esquentar, é só ir se livrando delas. ?Use blusas leves por baixo e finalize com uma jaqueta de couro, um casaquinho e até mesmo um moleton mais descolado para compor o look”, ensina Ana Claudia Dias, diretora criativa da A.Brand.

Invista em peças intermediárias

Continua após a publicidade

Nem casacão, nem top decotado. Escolha peças que não sejam tão quentes nem frescas demais. ?Abuse das blusas de manga 3/4 ou 7/8, vestidos de mangas compridas, calças coloridas?, recomenda Camila Terra, estilista da marca AD Life Style. ?A camisa, que é um item desejo nesse outono/inverno, é um curinga para as alterações climáticas. Se ela for de tecido fluido, fica muito fácil produzir um look moderno e chic?, dá a dica Patricia Barreto, das marcas Pathisa e Pathisa Notte.

a-brand-2.jpg
a-brand-2.jpg

Esquente com acessórios

Uma echarpe, de preferência grande e estampada, pode mudar o tom da roupa em questão de segundos e salvar o guarda-roupa nesse período do ano. Esfriou? É só tirar o acessório da bolsa. ?O lenço ou a pashmina podem ser usados enrolados no pescoço, para aquecer, ou como turbante, dando uma disfarçada no cabelo depois daquela chuvinha fora de hora?, sugere Roberta Damasceno, estilista e proprietária da multimarcas Dona Coisa.

ad-lb-02.jpg
ad-lb-02.jpg

Fuja de peças muito claras

Continua após a publicidade

Se houver alguma possibilidade de chover, tons muito claros podem ser uma bela furada, já que molhados ficam transparentes. ?Na dúvida, o neutro cai sempre melhor bem em qualquer temperatura?, indica a estilista Ritta Sobral, sócia da Corporeum.

Evite tecidos pesados ou muito quentes

É bom evitar tecidos mais grossos ? se a temperatura subir, você não vai conseguir se livrar do calor tão fácil. ?Também não use roupas muito escuras, que retém calor e esquentam mais?, ensina Camila Terra, estilista da marca AD Life Style.

a-brand.jpg
a-brand.jpg

Tenha um tricô à mão

Continua após a publicidade

Um casaquinho ou cardigan pode ser a solução dos seus problemas naqueles dias que intercalam chuva e sol, frio e calor. Pontos mais fechados ou mais abertos funcionam perfeitamente em pulôveres e casaquetos, um ótimo complemento para camisas, t-shirts e vestidos. Roberta Ribeiro, estilista da Maria Filó, tem um truque: ?Uma dica de styling é enrolar o tricô no pescoço, como se fosse um cachecol. Protege a região e dá um toque a mais na produção?.

Guarde as peças de verão

Regatas de tecidos muito finos, materiais sintéticos, shorts, blusas e vestidos muito decotados, sandálias abertas. Tudo isso pode soar inadequado caso o tempo vire. ?Sandálias rasteiras muito abertas e decotes profundos devem ser evitados. Se o tempo mudar de repente, você ficará fora do contexto?, alerta Patricia Barreto, das marcas Pathisa e Pathisa Notte.

Não se jogue nas botas (ainda)

Continua após a publicidade

As vitrines estão cheias de modelos incríveis, mas segure sua vontade de usar coturnos e botas, pelo menos por enquanto. ?Apesar de ser um charme, se o clima esquentar você não vai ter para onde correr. Mas se você não aguenta esperar o frio chegar de vez para usá-la, opte pelos modelos de cano baixo. Elas não esquentam tanto e são ideais para aqueles dias chuvosos, típicos do outono?, diz Lucinda Aziz, da Agilitá.

Publicidade