Milkshake de Ovomaltine do McDonald’s provoca alvoroço na internet
A mudança no cardápio é o resultado de um contrato de exclusividade assinado entre a casa do palhaço Ronald e a famosa marca de achocolatados

Curta, quase insípida, a notícia chacoalhou as redes sociais: na última quarta-feira, 14, o McDonald’s lançou seu milk-shake de Ovomaltine. A mudança no cardápio é o resultado de um contrato de exclusividade assinado entre a casa do palhaço Ronald e a famosa marca de achocolatados. Deu-se a celeuma porque, como todo mundo sabe, o ingrediente ganhou notoriedade no copo do tradicional milk-shake servido no Bob’s, o mais conhecido rival do americano McDonald’s. Negócio criado no Rio pelo americano Robert Falkenburg, o Bob, a rede de fast-food começou a vender sua mistura de leite, sorvete e achocolatado em 1959. Ao longo de décadas, “tomar um Ovomaltine” tornou-se metonímia, figura de linguagem que, nesse caso, designa o “Ovomaltine do Bob’s”. Isso até o anúncio da rede americana. Agora, por força contratual, o McShake incorpora o nome do conhecido produto composto de leite, cacau e malte, fabricado pelo grupo Associated British Foods. No concorrente Bob’s, curiosamente, a receita continua a mesma, com Ovomaltine, inclusive, mas o clássico local passa a se chamar Crocante. Esclarecida a confusão — houve até quem achasse que o Bob’s ia deixar de servir seu shake —, os navegantes da internet concentram-se em seu esporte favorito: tomar partido, e divergir. Uns fecharam com a versão original, que é orgulho da cadeia nascida no Rio, na Rua Domingos Ferreira, em Copacabana. Outros gostaram da novidade, que é um pouco mais barata: 9 reais contra os 11 do Bob’s, no tamanho médio. Correndo por fora, as lanchonetes Giraffas e Burger King entraram na brincadeira, e até a Philips criou seu meme, sugerindo que o cliente esqueça a briga e prepare o gelado em casa, em um liquidificador da marca. Em tempos de antagonismo irredutível, de mortadelas contra coxinhas, de que lado você vai ficar na hora da sobremesa?