Continua após publicidade

Nos trilhos: MetrôRio vai funcionar 24 horas por dia durante o Carnaval

Trens vão circular sem interrupção de sexta (17) até terça (21), assim como no fim de semana do Desfile das Campeãs

Por Da Redação
15 fev 2023, 11h49

Quem vai curtir o Carnaval nos blocos que se espalham pela cidade ou no Sambódromo vai poder contar um esquema especial de funcionamento do metrô durante os cinco dias de folia. O serviço vai funcionar 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de sexta (17) até meia-noite de terça (21).  á a partir de sábado (18), a linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, sem necessidade de transferência na estação Estácio. As linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. No sábado de Desfile das Campeãs (25), o metrô volta a funcionar na madrugada até as 23h de domingo (26).

+ Ludmilla entra para time de intérpretes do Grupo Especial no Carnaval 2023

Segundo a concessionária MetrôRio, mais de 3,5 milhões de passageiros devem circular pelo sistema durante o reinado de Momo. Por isso, haverá reforço no número de trens e também nas equipes de segurança e atendimentos nas estações. Além disso, três estruturas externas foram montadas nas áreas de maior movimentação e agenda de blocos: Carioca/Centro, Glória e General Osório/Ipanema.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Os espaços, de acordo com a concessionária, contam com bilheteria e organizadores de fila que facilitam o embarque dos passageiros. Os foliões que forem aproveitar os blocos devem ficar atentos aos avisos nas estações com informações sobre o funcionamento especial e horários de embarque e desembarque de cada uma delas. Para quem vai à Marquês de Sapucaí ou ao Terreirão do Samba, o metrô também é a melhor opção, com as estações Central e Praça Onze abertas 24 horas.  O MetrôRio recomenda ainda que os clientes utilizem métodos de pagamento por aproximação ou comprem e recarreguem seus cartões com antecedência para evitar filas.

Confira detalhes do esquema de funcionamento do metrô no Carnaval

Para quem vai ao Sambódromo 

Quem tiver ingresso para os setores do lado ímpar da Sapucaí ou for desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício “Balança Mas Não Cai” ou vão ao Terreirão do Samba devem desembarcar na estação Central do Brasil/Centro.

Já a estação Praça Onze é a mais próxima para os clientes com ingressos para os setores pares ou que irão sair nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios.

Para quem vai aos blocos

Funcionamento das estações do Centro e Zona Sul
Em função do grande fluxo de pessoas previstas nos desfiles de blocos de rua, as estações Uruguaiana/Centro, Carioca/Centro e Cinelândia/Centro terão funcionamento especial e contarão com grades de contenção para direcionar o público.

A concessionária recomenda o uso da estação Carioca/Centro, que abrirá para embarque apenas pelo Largo da Carioca, onde haverá uma bilheteria externa especial. Já o desembarque para os clientes que vão sentido Zona Sul será pelo acesso C (Convento); e para quem seguir sentido Zona Norte, no acesso A (Rio Branco).

A estação Cinelândia/Centro terá horário de funcionamento diferenciado, das 6h às 20h. O único ponto de embarque será o acesso E (Presidente Wilson), e só poderá embarcar quem possuir cartão pré-adquirido. Já o desembarque será pelo acesso D (Odeon), ao longo da operação.

Continua após a publicidade

Os demais acessos da estação permanecerão fechados no carnaval. Na estação Uruguaiana/Centro, apenas o acesso D (Presidente Vargas) ficará aberto para embarque e desembarque durante todo o fim de semana.

Já a estação Saara/Presidente Vargas não abrirá durante os quatro dias de folia e no final de semana pós-carnaval. Como alternativa de embarque, as estações mais próximas são as estações Central (acesso A) e Uruguaiana (acesso D).

As estações Glória e General Osório/Ipanema também contarão com bilheteria externa especial nos acessos (Outeiro da Glória e Praça General Osório). Já a estação Nossa Senhora da Paz/Ipanema terá esquema especial, com embarque das 18h às 5h, somente com cartão pré-adquirido. Neste período, a compra do cartão MetrôRio pode ser feita na estação General Osório, no acesso A (Praça).

Continua após a publicidade

A estação Catete não abrirá nos quatro dias de carnaval e no final de semana seguinte. Como alternativa de embarque, as estações mais próximas são: Glória (acesso B) e Largo do Machado (acesso A). As demais estações do sistema metroviário vão funcionar normalmente.

Funcionamento do Metrô na Superfície (MNS)  
As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) vão operar das 5h às 23h30, na sexta, sábado e segunda-feira (17, 18 e 20/02). Já no domingo e na terça-feira (19 e 21/02), o funcionamento será das 7h às 22h30.

Compra de bilhetes e meios de pagamento
A concessionária recomenda que os clientes usem o pagamento por aproximação, presente nos cartões de crédito e débito Visa, Elo e Mastercard, além do Pic Pay, ou dispositivos como celulares, relógios e pulseiras, com a tecnologia NFC, ou comprem e recarreguem seus cartões de passagem Giro, unitário do MetrôRio ou o Riocard Mais com antecedência, priorizando também comprar a volta antecipada, facilitando a entrada no sistema. Os passageiros podem ainda inserir créditos no Giro pelo site giro.metrorio.com.br/ ou no aplicativo Giro MetrôRio.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.