Continua após publicidade

Mês de janeiro teve o menor índice de mortes violentas dos últimos 34 anos

Mortes por intervenção de agente do estado caíram 45% em relação ao mesmo mês no ano passado, sendo o menor registro para o mês de janeiro desde 2016

Por Redação
27 fev 2024, 15h51
  • Seguir materia Seguindo materia
  • O estado do Rio registrou quedas significativas nos indicadores de criminalidade no primeiro mês de 2024. De acordo com relatório do Instituto de Segurança Pública (ISP), o índice de mortes violentas em janeiro foi o menor registrado desde 1991, quando foi iniciada a série histórica do órgão.

    Publicidade

    + O que já se sabe sobre o assassinato do advogado Rodrigo Crespo no Centro

    Publicidade

    O indicador de letalidade violenta, que inclui homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte, roubo seguido de morte e morte por intervenção de agente do estado, registrou 317 vítimas – número 15% menor em relação a janeiro do ano passado. Somente o número de mortes por intervenção de agente do estado teve queda de 45% na comparação mensal. Foram 57 mortes, sendo o menor número para o mês desde 2016.

    Os homicídios dolosos também caíram 3%, chegando ao menor índice registrado desde 1991, de 253 mortes. Crimes contra o patrimônio também declinaram em janeiro: roubos de carga e de rua caíram, respectivamente, 34% e 0,3%. Foram registrados 205 roubos de carga, o menor número de casos desde 1999; e 4.639 roubos de rua (roubo de aparelho celular, roubo a transeunte e roubo em coletivo), o menor registro desde 2005.

    Publicidade
    Compartilhe essa matéria via:

    Quanto à atuação das forças policiais, os agentes retiraram 15 armas de fogo das mãos de criminosos no mês – sendo 2 fuzis a cada 24 horas. Policiais de ordem Civil e Militar também prenderam 3.430 pessoas em flagrante em janeiro (aumento de 10% em relação a 2023) e realizaram 1.916 apreensões de drogas ( aumento de 7%).

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Publicidade
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.