Continua após publicidade

O bairro com melhor custo-benefício para quem mora de aluguel no Rio

Estudo da ESPM cruzou os preços médios de aluguel em cada região da cidade com o Índice de Progresso Social (IPS) dos bairros, medido pela prefeitura

Por Da Redação
Atualizado em 2 dez 2024, 12h20 - Publicado em 2 dez 2024, 12h09
bairro-laranjeiras
Bairro das Laranjeiras: o melhor custo-benefício para quem pretende alugar imóvel (./Veja Rio)
Continua após publicidade

Em uma cidade tão diversa e plural como o Rio de Janeiro, alugar um imóvel é uma tarefa hercúlea, já que os preços são altos e, muitas vezes, as casas e apartamentos sequer são habitáveis – basta uma procura rápida em plataformas como Zap Imóveis e Quinto Andar para perceber isso.

+ Uma lista de trinta restaurantes no interior do Rio que valem a viagem

Um levantamento da ESPM em parceria com o jornal O Globo fez uma conta para descobrir qual bairro da cidade tem o melhor custo-benefício para quem deseja alugar um imóvel.

Os preços médios de aluguel em cada região da cidade foram cruzados com o Índice de Progresso Social (IPS) dos bairros, medido pela prefeitura do Rio para avaliar o bem-estar de uma sociedade com base em fatores sociais e ambientais, independentemente de indicadores econômicos, como o Produto Interno Bruto (PIB).

E o bairro que levou a melhor nessa conta foi Laranjeiras, na Zona Sul. A região tem IPS alto, de 77,47, e a média de preço do aluguel de imóvel de dois quartos (esse foi o parâmetro usado no estudo) é de 3.610 reais.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Ao levar em conta apenas o IPS, o melhor bairro do Rio é a Barra da Tijuca, com 79,29 de pontuação. Já Laranjeiras vem em seguida, com 77,47. A diferença é que o preço médio do aluguel entre os dois bairros é muito grande – na Barra, a média é 9.573,35 reais.

“A Zona Sul, de modo geral, é a região mais procurada do Rio. Entre os bairros, Laranjeiras, Botafogo, Flamengo, Largo do Machado e Copacabana são os mais procurados. Na Zona Norte, Tijuca, Grajaú e Vila Isabel. Na Zona Oeste, Barra da Tijuca, sem dúvida. Os interessados buscam por transporte, comércio e serviços como um todo. Na Zona Sul, tem o apelo turístico. O perfil de interessados por imóveis de dois quartos são, basicamente, casais e famílias”, definiu o corretor de imóveis Leonardo Meyer, da Avegui Imobiliaria, ao jornal O Globo.

Continua após a publicidade

Ao levar em consideração todos os 163 bairros do Rio de Janeiro, a partir dos imóveis disponíveis na plataforma consultada, alguns distritos não foram computados por não terem imóveis cadastrados no recorte feito até 28 de novembro de 2024.

Compartilhe essa matéria via:

Outro ponto levado em consideração no levantamento foi a quantidade de imóveis disponíveis por bairro na plataforma para obter uma média razoável de custo. Dessa forma, para que nenhum cálculo apresentasse valores irreais, foi utilizada uma amostra a partir de cinco moradias por distrito.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.