Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Monitoramento da orla carioca ganha 14 novas câmeras Full HD; foco é o mar

Imagens geradas por aplicativo voltado para o surfe vão possibilitar resposta mais rápida aos impactos causados pelas ondas em dias de ressaca

Por Da Redação 5 Maio 2021, 17h47

O Centro de Operações do Rio (COR) fechou parceria com o Surf Connect, empresa que espalhou câmeras pelas praias da cidade para monitorar as condições do mar. Ao todo, as imagens de 14 câmeras Full HD – que anteriormente ajudavam o surfista a avaliar, via app, se valeria a pena sair de casa para pegar onda -, agora serão transmitidas no telão do COR, o núcleo específico de monitoramento da cidade.

Paulo Gustavo: Principal rua de Icaraí, em Niterói, pode ganhar seu nome

Um dos benefícios será a observação e resposta mais rápida aos impactos na orla causados pelo mar em dias de ressaca. As imagens que chegarão ao telão do COR são configuradas para exibir o mar, a faixa de areia e uma pequena parte do calçadão. Por isso, não são consideradas como equipamentos de monitoramento do trânsito e nem de segurança pública.

Ô loco meu! Faustão homenageia diretores da Band ao vivo, na Globo

A área de cobertura das 14 câmeras começa no Leme e passa por Copacabana; Praia do Diabo; Ipanema; início e final do Leblon; São Conrado; início, meio e fim da Barra da Tijuca; Praia da Reserva; Recreio; e início e fim da Macumba. Segundo a prefeitura, o acordo de cooperação técnica não traz custo algum para os cofres públicos.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

Continua após a publicidade
Publicidade