Lixo das praias cariocas cai 90% com o isolamento social

Segundo a Comlurb, antes recolhiam-se 120 toneladas durante a semana, o que caiu para 10. No fim de semana, o montante desceu de 341 ton para 15

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
27 abr 2020, 12h21
Praias: na orla da cidade, quem não morar nas proximidades não poderá estacionar veículos particulares, entre as praias do Leme e do Pontal. (Riotur/Divulgação)
Continua após publicidade

O isolamento social para conter o avanço da propagação do novo coronavírus se refletiu no volume de lixo. Segundo a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb), nas praias, por exemplo, a queda em dias de semana chega a 91%. Os garis costumavam recolher 120 toneladas de detritos das areias de segunda a sexta durante o verão e 341 toneladas nos fins de semana, sendo 146 aos sábados e 195 aos domingos. Agora, esses números caíram para 10 toneladas em toda a orla nos dias de semana e 15 toneladas nos fins de semana, segundo os dados da companhia.

+Coronavírus: ouça a mensagem de drone sobre uso obrigatório de máscara

No que se refere às praias, o lixo retirado durante o período de isolamento social trata-se, sobretudo, de detritos trazidos pela maré e gigogas.

+Covid-19: como doar para a UFRJ produzir ventiladores mecânicos para o SUS

O lixo público, recolhido nas ruas, também encolheu. No entanto, a redução foi mais expressiva nos fins de semana, segundo a Comlurb. No domingo, 19 abril, foi registrada uma queda de 24% em relação ao domingo, 8 de março, antes da implementação das medidas de distanciamento social.

+ Para assinar o conteúdo digital de VEJA RIO, clique aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.