Um novo capítulo: Biblioteca do Saber chega ao imaginário infantil

Em versão atualizada de seu livro “Onde moram os livros? Bibliotecas do Brasil”, Daniela Chindler abre espaço para falar de obra que só sai do papel em 2027

Por Paula Autran 17 abr 2026, 07h05
Bibli-Saberes 1.png
Tour imaginário: versão infantil de Diébédo Francis Kéré, primeiro arquiteto africano a receber o prestigiado Prêmio Pritzker e autor do projeto, contribui para uma atualização decolonial da obra (./Divulgação)
Continua após publicidade
  • Quase dez anos depois de escrever Onde Moram os Livros? Bibliotecas do Brasil, Daniela Chindler lança uma edição atualizada da obra para crianças e jovens abrindo um novo capítulo para o futuro. A autora, que colocou Luís de Camões e Mário de Andrade para guiar os leitores por locais como o Real Gabinete Português de Leitura (1887), agora propõe um passeio por estantes que ainda não saíram do papel.

    São as da Biblioteca dos Saberes, que será erguida em 2027 na Pequena África, também na região central da cidade, projetada por Diébédo Francis Kéré, o primeiro arquiteto africano a receber o prestigiado Prêmio Pritzker (2022), considerado o Nobel da arquitetura. Para este tour imaginário, a autora convocou uma versão infantil de Francis Kéré, além de Zumbi dos Palmares, Heitor dos Prazeres e o povo originário Tupinambá como guias.

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    A mudança de rumo foi planejada: “Achei que o livro precisava de uma atualização decolonial, possibilitando uma outra leitura do mundo”, explica Daniela, salientando que o novo endereço do saber, em cor de terra, vai além de algo sólido. “Cria jardins, vistas, numa área que já tem muito cimento. Afinal, uma biblioteca não é só um lugar para guardar livros”. 

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 39,99/mês