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Linha 3 vem aí? Como será a licitação para estudos da ampliação do metrô

Certame para avaliar condições para extensão está marcado para dezembro, e inclui trecho até Alcântara, além de expansão da Linha 4 ao Recreio

Por Da Redação
17 out 2023, 13h59
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  • O governo do estado vai contratar uma empresa para elaborar os estudos sobre a ampliação do sistema metroviário. A licitação foi marcada pela Secretaria estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) para 19 de dezembro. De acordo com o chamamento público, publicado no Diário Oficial, estão previstos análise da viabilidade técnica, jurídica, econômica e ambiental para a implantação de dois trechos, ambos incluídos no Plano Diretor Metroviário (PDM) do Rio de Janeiro: Praça XV- Araribóia-Alcântara (Linha 3), considerado há décadas, e Jardim Oceânico-Alvorada-Recreio dos Bandeirantes, prolongamento da Linha 4 reivindicado por moradores desde a chegada do metrô à Barra. O prazo de execução dos serviços será de 12 meses. O cronograma inclui os projetos conceituais de engenharia, impactos ambientais e estudos de demanda.

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    “Estamos avançando na busca de soluções para os problemas do transporte público. Mas também estamos projetando o futuro, planejando a expansão do metrô. Quando falamos de mobilidade urbana, temos que pensar que se trata de um sistema, que integra diferentes regiões e modais. Esse estudo deverá apresentar o melhor caminho para a ampliação do metrô, inclusive do ponto de vista do modelo de concessão“, disse ao jornal O Globo o governador Cláudio Castro. Além de avaliar aspectos sociais e econômicos, os estudos devem subsidiar a futura prestação dos serviços, apontar a previsão das obras necessárias para a expansão da malha metroviária, com recursos públicos ou privados, e indicar vantagens e riscos dos projetos.

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    O Plano Diretor Metroviário, estudo de planejamento contratado e acompanhado pelos técnicos da Riotrilhos, órgão vinculado à Setram, tem o objetivo de apontar as diretrizes que vão orientar a ampliação da rede metroviária até 2045.

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