Continua após publicidade

As armas de Leandro Vieira para conquistar o bicampeonato da Imperatriz

Enredo que mistura a cultura cigana com a literatura popular nordestina exibe face mística do badalado carnavalesco

Por Marcela Capobianco
Atualizado em 12 fev 2024, 05h37 - Publicado em 12 fev 2024, 05h35

Um desfile colorido, alegre, vibrante e brilhante. Ao levar à Passarela do Samba o enredo sobre a cigana Esmeralda, o carnavalesco Leandro Vieira dobrou a aposta para conquistar o bicampenato no Grupo Especial do Carnaval carioca com a Imperatriz Leopoldinense.

Escrito há mais de cem anos pelo paraibano Leandro Gomes de Barros, o livro O Testamento da Cigana Esmeralda é um clássico literário do escritor, que ficou conhecido como o rei
da poesia do Sertão. Na história, a cigana morre na Europa e seu testamento é descoberto e trazido para o Brasil por um grupo de ciganos.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

O enredo da Rainha de Ramos se debruçou, de forma inventiva, sobre o universo cigano reinterpretado pelos delírios da literatura popular nordestina. Estavam lá conceitos como interpretação dos sonhos; leitura da sorte através do estudo da palma da mão; a influência dos astros junto à sina dos indivíduos e, ainda, o tão badalado horóscopo.

Continua após a publicidade

O trabalho de Leandro Vieira é caracterizado pela simplicidade estética, ao mesmo tempo arrojada e dotada de significado, em oposição ao luxo e ostentação característicos das escolas de samba.

A Imperatriz foi a última a riscar a Avenida na primeira metade de desfiles do Grupo Especial, já na madrugada de segunda (12), apostando nas cores combinadas ao nascer do sol, além de espelhos, pedras brilhantes e muito metal. Com uma apresentação impecável, se torna forte campeã ao bicampeonato.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Tudo o que a cidade maravilhosa tem para te
oferecer.
Receba VEJA e VEJA RIO impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.