Continua após publicidade

Jardim de Alah: prefeitura bate o martelo sobre vencedor de licitação

Próximo passo é assinatura do contrato com consórcio Rio + Verde; obras serão iniciadas após apresentação de licenças ambiental, de patrimônio e urbanística

Por Da Redação
21 ago 2023, 13h49

Agora é oficial: em ato publicado no Diário Oficial do Município, a prefeitura do Rio declarou nesta segunda (21) que o Consórcio Rio + Verde venceu a licitação para recuperar e manter o Jardim de Alah pelos próximos 35 anos, em um investimento previsto de 112,6 milhões de reais. O resultado foi confirmado após a Comissão de Licitação negar um recurso da empresa Duchamp Administrações de Centros Comerciais, que ficou em segundo lugar no certame.

+ Livro (de ouro) aberto: a História atrás de histórias do Copacabana Palace

“Depois da homologação, vem a assinatura de contrato com a concessionária. E aí, sim, começa a fase de apresentação de alvarás e outras licenças: ambiental, de patrimônio, urbanística… Tudo isso para que, efetivamente, as obras possam ser iniciadas. A gente homologa, contrata e aí eles estarão autorizados a seguir com a entrada do projeto”, disse Jorge Arraes, secretário municipal de Coordenação Governamental, ao jornal O Globo.

A proposta do Rio + Verde – formado pelas empresas Accioly Participações, DC Set Group, Opy e Pepira – prevê um parque mais integrado com a construção de três pontes interligando os dois lados da praça e o reordenamento do trânsito no entorno. Haverá, ainda, estacionamento subterrâneo, já que as atuais vagas destinadas a carros serão incorporadas para o aproveitamento da praça, além de quiosques formando áreas comerciais e uma galeria a céu aberto com quarenta obras de arte contemporâneas monumentais. O trecho da atual Praça Grécia receberá novos tratamentos paisagísticos, com a implantação de um telhado verde. Embaixo, ficarão restaurantes e um mercado gastronômico.

Continua após a publicidade

A praça terá ainda espaços de integração social destinados a creches e recreação. Um parque infantil atenderá crianças da Cruzada São Sebastião, da Escola de Desenvolvimento Infantil e da Escola Municipal Henrique Dodsworth. Foram firmadas, ainda, parcerias prévias com a NBA e com times de futebol como Flamengo, Vasco e Botafogo para oferecerem escolinhas.

+ Mirando novos públicos, patrimônios do Rio são reformados e voltam à ativa

Também haverá mudanças no trânsito. O estacionamento do entorno do espaço deixará de existir e virará uma área integrada ao parque. Um novo plano viário será implementado para possibilitar que a região se torne segura para os frequentadores na ligação entre a Lagoa, Ipanema e Leblon. Entre as principais mudanças, estão a proibição da conversão à esquerda na Avenida Borges de Medeiros para reduzir o fluxo de veículos na Avenida Epitácio Pessoa e no acesso à Avenida Borges de Medeiros, sentido Leblon, que deverá ocorrer através da Rua Aníbal de Mendonça, deslocando o trânsito de passagem.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O espaço não terá grades, para estimular que a população volte a circular pelo local, cujo acesso permanecerá gratuito. A ideia é que, obtidas todas as licenças necessárias para as obras, as intervenções levem 16 meses. “Depois do licenciamento, eles já podem iniciar a obra imediatamente, de acordo com as autorizações obtidas. Todas as diretrizes técnicas para obras de urbanismo, paisagismo vão seguir a legislação vigente e o decreto de tombamento de Áreas de Proteção do Ambiente Cultural do Leblon”, acrescentou Arraes.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.