Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Empresários do Rio apresentam plano de investimento para a Avenida Brasil

Frente à redução do parque industrial da cidade, empresas buscam soluções para retomar o crescimento do setor e reverter a crise

Por Renata Magalhães Atualizado em 17 set 2021, 11h07 - Publicado em 17 set 2021, 06h00
Avenida Brasil -
Avenida Brasil: uma das principais vias da cidade do Rio – iStock/Getty Images

Nos últimos anos, o Rio perdeu cerca de 20% de seu parque industrial e mais de 100 000 postos de trabalho. Errou quem falou de pandemia: os principais motivos para a crise foram problemas de segurança e taxas de impostos, entre as mais altas de todo o país.

“O empresário fluminense é competente, mas não é competitivo. Do portão da fábrica para fora, as condições acabam impossibilitando a produção”, avalia Sérgio Duarte, empresário do ramo alimentício, à frente da nova entidade que promete atacar os nós que freiam o crescimento.

Com mais de quarenta empresas associadas, a Rio Indústria tem por objetivo abrir o diálogo com o poder público para trazer mais negócios e apoiar as companhias já instaladas aqui.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

No campo das realizações mais objetivas, em reunião com o prefeito Eduardo Paes foi apresentado um plano para a Avenida Brasil (foto): a região tem mão de obra qualificada e infraestrutura de ponta, mas já chegou a registrar um crime a cada meia hora. Investimentos podem ser atraídos com redução ou isenção de IPTU, por exemplo.

Continua após a publicidade
Publicidade