Clique e assine por apenas 4,90/mês

Perfil no Instagram dedicado a fotos antigas do Rio ganha site

Cariocas apaixonados pela história da cidade vão poder compartilhar fotos de seus acervos familiares

Por Marcela Capobianco - Atualizado em 2 mar 2020, 11h20 - Publicado em 28 fev 2020, 19h48

Em 2012, quando o Instagram começava a fazer parte da rotina dos cariocas, o advogado Daniel Sampaio aproveitava a hora do almoço para flanar e fotografar prédios antigos do Centro Histórico do Rio. Foi aí que ele teve a ideia de criar o perfil Rio Antigo na rede social, com fotos atuais de monumentos e fachadas que sobreviveram ao tempo e registros de décadas passadas.

Hoje, o Rio Antigo conta com 109 mil seguidores e as postagens mais visualizadas chegam a ter 80 mil interações. Para marcar os 455 anos da cidade, o perfil do Instagram vai ganhar um site. Cariocas apaixonados pela história da cidade vão poder enviar fotos de seus acervos particulares. “O Rio atravessa uma crise sem precedentes e a nossa memória afetiva se perdeu. O carioca precisa se reencontrar e se reconectar com a sua própria história”, afirma Daniel, nascido e criado no bairro do Grajaú, que desenvolveu o portal rioantigo.org em parceria com o economista Gabriel Pinto, especialista em criatividade e inovação.

Além da seção Fundo do Baú, em que os seguidores poderão compartilhar fotos (inclusive de cartas e objetos), o site contará com outras três seções: Imagine o Rio, para pensar o futuro da cidade, o blog Reconexão Carioca, com artigos sobre história, memória, cultura e arquitetura e a Galeria da Memória Carioca, que reproduzirá as fotos do feed do perfil do Instagram.

 

Publicidade