Inea resgata bicho-preguiça ferido no Parque da Pedra Branca

Segundo veterinários, animal deve ter sido vítima de uma descarga elétrica, por conta do tipo e da gravidade das lesões

Por Da Redação
6 Maio 2025, 12h36
preguica-inea
Preguiça foi encontrada no Parque Estadual da Pedra Branca (./Divulgação)
Continua após publicidade

O fofurômetro explodiu. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) resgatou um bicho-preguiça nesta segunda-feira. O animal foi encontrado ferido no Parque Estadual da Pedra Branca, na Zona Oeste do Rio. Segundo veterinários do Inea, ele deve ter sido vítima de uma descarga elétrica, por conta do tipo e da gravidade das lesões.

+ Na Uruguaiana: projeto do novo camelódromo inclui até praça de alimentação

Guarda-parques avistaram a preguiça machucada em uma árvore na Trilha do Rio Grande, na Taquara, durante a restauração de sinalização do percurso para a Pedra do Quilombo. O animal foi encaminhado ao Centro de Recuperação de Animais Silvestres (CRAS), em Vargem Pequena, onde os veterinários identificaram ferimentos na para esquerda e necrose no nariz. Ele foi colocado no soro e ficará em observação até estar em condições de ser devolvido ao seu habitat natural.

+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

“Agradeço a todos os envolvidos pelo profissionalismo e pela dedicação. A colaboração entre equipes técnicas é fundamental em momentos como este, e torcemos para um desfecho positivo”, afirmou em nota o secretário de Estado do Ambiente e Sustentabilidade, Bernardo Rossi.

Continua após a publicidade

Nativa das Américas Central e do Sul, o bicho-preguiça costuma viver em árvores e se alimentar de folhas e frutas. Desloca-se lentamente e só desce da árvore para fazer necessidades fisiológicas. Também é capaz de nadar.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Nos 12.491 hectares no Parque Estadual da Pedra Branca, que abrange 17 bairros da Zona Oeste, vivem 479 espécies de animais, 338 delas, aves e 51, mamíferos.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 35,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.