Continua após publicidade

O que já se sabe sobre o incêndio em lixão em Teresópolis

Prefeitura investiga se ocorrência é criminosa; fumaça impediu circulação pela cidade e provocou fechamento de 35 escolas e 18 creches

Por Da Redação
26 jun 2023, 14h20

A prefeitura de Teresópolis investiga se foi criminoso o incêndio ocorrido em um lixão da cidade no fim da madrugada desta segunda (26). Com as chamas, uma densa fumaça atingiu o município da Região Serrana e, segundo moradores, ficou difícil respirar e circular pelo município. Escolas foram fechadas e aulas, suspensas. O fogo foi controlado no fim da manhã, de acordo com a corporação. Não há notícia de vítimas, mas algumas pessoas passaram mal por causa da fumaça.

+ Dependendo do bairro, preço do frango assado no Rio varia até 53 reais

“Ao que tudo indica trata-se de um incêndio criminoso“, diz nota emitida pela prefeitura. Também em nota, a a Secretaria de Meio Ambiente de teresópolis informou que “as investigações desse incêndio já começaram e iremos apurar as causas e os responsáveis“.

Das 101 unidades da rede municipal de ensino, 35 escolas e 18 creches foram fechadas. Todas as unidades de saúde estão permaneceram funcionando. “Suspendemos as aulas em algumas unidades públicas próximas ao aterro sanitário por conta da densa fumaça que se formou”.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O Corpo de Bombeiros foi acionado às 5h da manhã por causa das chamas no lixão, que fica às margens da BR-116. O lixão foi um aterro sanitário, mas, em 2018, foi interditado pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e pelo Ministério Público porque se tornou um depósito sem controle do despejo de detritos. Segundo o Inea, o local tinha muitos catadores e o chorume, líquido resultante da decomposição do material orgânico, estava escorrendo para o rio que fica na região.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.