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IFood e Zé Delivery são notificados pelo Procon carioca: saiba o motivo

O órgão de defesa do consumidor pediu às plataformas uma série de informações a respeito dos restaurantes cadastrados

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 12 Maio 2022, 14h59 - Publicado em 12 Maio 2022, 14h55
Delivery: Procon-RJ quer saber os motivos da cobrança do mínimo e quantos restaurantes a praticam nos aplicativos
Falsos entregadores: crimes são cometidos nas ruas, e não em residências. (Kai Pilger/Unsplash/Reprodução)
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O valor mínimo para a realização de pedidos cobrado pelos aplicativos de delivery, que varia de acordo com o estabelecimento escolhido, motivou uma notificação do Procon-RJ aos serviços de entrega de iFood e Zé Delivery. Os aplicativos foram notificados na terça (10) e devem prestar esclarecimentos a respeito dos motivos da cobrança num prazo de cinco dias.

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Segundo o Procon, a cobrança de um valor preestabelecido obriga os clientes, eventualmente, a comprar produtos não desejados para que consigam concluir seus pedidos.

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O órgão de defesa do consumidor pediu às plataformas de entregas informações como o número de restaurantes cadastrados que trabalham com valor mínimo para pedidos, e também quer saber quel é a política adotada para que esse valor seja estipulado.

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O iFood emitiu nota se colocando à disposição para esclarecimentos, afirmando que não há prática abusiva no estabelecimento de preços mínimos. E o Zé Delivery informou ao portal Diário do Rio que “o limite quantitativo de pedidos é uma maneira de garantir que nossos parceiros, que possuem custos operacionais e logísticos relevantes, tenham equilíbrio econômico e consigam operar de maneira sustentável“.

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