Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Tempo bom para o turismo: apesar da chuva, hotéis do Rio têm 85% de ocupação no feriadão de Finados

Região central e bairros da Zona Sul foram locais mais procurados pelos turistas para a hospedagem

Por Da Redação Atualizado em 3 nov 2021, 11h46 - Publicado em 3 nov 2021, 11h44

O mau tempo não afastou os turistas da Cidade Maravilhosa neste feriadão de Finados, entre sábado (30) e terça-feira (2). Segundo entidades ligadas ao setor hoteleiro, a rede de hotéis do município do Rio registrou uma média de 85,66% dos quartos reservados para o período. Em 2020, a taxa média para esse feriado foi de 50%. Entre as regiões mais procuradas pelos visitantes para se hospedar este ano destacam-se: Centro (93,31%), Flamengo/ Botafogo (92,02%), Ipanema/ Leblon (84,82%), Leme/ Copacabana (83,34%) e Barra da Tijuca/ São Conrado (82,26%).

+ Bairro imperial: livro conta em texto e imagens inéditas a história de São Cristóvão

“A ocupação já vem numa crescente desde os feriados de setembro e outubro. Com a ampliação da vacinação, a retomada do setor se fortalece e já se reflete nas reservas. Temos notado também um movimento de reservas compradas no auge da pandemia e que estão sendo utilizadas nestes fins de semana prolongados”, explica Alfredo Lopes, presidente do Sindicato dos Meios de Hospedagem do Município (Hotéis Rio) e conselheiro da ABIH-RJ.

Segundo a rede de TV CNN, a rodoviária colocou 1.300 ônibus extras à disposição dos visitantes. O aeroporto Santos Dumont calculou um aumento de mais de 30% de passageiros em relação ao mesmo período do ano passado. No aeroporto Internacional Tom Jobim, esse crescimento pode ser de quase 70%.

A ocupação no interior do estado também foi boa, com uma média de 65% dos quartos reservados. A Região dos Lagos liderou o ranking de interesse dos turistas. Na dianteira ficaram Macaé (85%), Cabo Frio (80%) e Búzios (78%). Entre os destinos de montanha, Itatiaia/ Penedo (78%) e Petrópolis (74%) foram os mais procurados.

Na sequência, vieram os municípios de Paraty (70%), Teresópolis (66%), Valença/ Conservatória (65%),
Miguel Pereira (50%), Nova Friburgo (35%) e Angra dos Reis (31%).

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“Apesar de as condições climáticas não estarem favoráveis, os destinos de praia atraíram a atenção dos visitantes neste feriado. A tendência é que, com a proximidade do verão, as cidades do litoral comecem a receber cada vez mais visitantes. Com o alto patamar de vacinação, na grande maioria dos municípios do estado, as restrições sanitárias estão sendo reduzidas, e o desejo de viajar vai aumentando progressivamente”, diz Gustavo Tutuca, secretário de estado de Turismo, destacando a procura pela Costa do Sol.

Continua após a publicidade

Publicidade