Continua após publicidade

Chafariz da Praça XV será revitalizado

Histórias e curiosidades sobre o Rio e seus habitantes

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 12h37 - Publicado em 9 Maio 2015, 01h00
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Será realizada no domingo (10) a primeira etapa do ano do Desafio Cross Country, parte do Campeonato Estadual de Mountain Bike em Favelas. O palco desta vez será o Morro do Turano, na Tijuca, e o traçado da bateria principal, com atletas de elite, terá seis voltas no total, percorrendo localidades como Matinha e Rodo — um percurso de cerca de 27 quilômetros entre vielas, becos e caminhos na maioria das vezes bastante estreitos. “É uma pista dura, com uma subida fortíssima logo no início, passando por dentro do morro e descendo por uma trilha quase toda feita de pedra. Diria que o grau de dificuldade, numa escala de 0 a 10, é 8”, diz Daniel Barcinsky, organizador da prova. Até dezembro haverá mais três corridas desse tipo, sempre em comunidades que já contam com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs). Veja alguns números do evento.

    Infográfico
    Infográfico ()

    MONUMENTO RENOVADO

    Com promessa de estar pronto no primeiro semestre do ano que vem, assim ficará o Chafariz do Mestre Valentim, nos arredores da Praça XV, no Centro. O croqui do projeto mostra que a área em torno do monumento, hoje em declive, passará a ser plana, desprovida de grades e com um gramado bem aparado. Esses pelo menos são os planos da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro, que pretende, com a reforma, estimular a frequência de pedestres no local. Figura de destaque dentro do movimento barroco, Valentim deixou no Rio suas principais marcas como entalhador e urbanista.

    Chafariz do Mestre Valentim
    Chafariz do Mestre Valentim ()
    Continua após a publicidade

    82% DOS PAIS BRINCAM DE VIDEOGAME COM OS FILHOS

    É o que diz uma pesquisa recente da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), cujo universo estudado foram as famílias do Rio. Ouviram-se cerca de 900 jogadores, entre fãs de consoles e de smartphones. Outros números interessantes: mais de 90% dos carioquinhas têm acesso a videogames; menos de 10% de seus pais se consideram gamers, ou viciados compulsivos. Há mais curiosidades: em 62% das vezes, são os pais que escolhem o tipo de jogo quando desafiam seus rebentos, sendo que 48% deles sempre vigiam e controlam o tempo que as crianças passam em frente da tela.

    ABRAÇOS DE AEROPORTO

    Nomeado Histórias que Se Conectam, um concurso com cara de maio vem agitando as áreas de embarque e desembarque do Aeroporto do Galeão. Bolada em parceria com a Copa Airlines e desenvolvida pela agência Café das 4, a ação premiará com passagens as melhores histórias sobre mães que se despedem dos filhos ou se reencontram com eles. Já há dezenas de usuários falando de abraços, beijos, lágrimas, em textos enviados ao site da promoção. Acima, uma das fotos da campanha, o reencontro (real) entre Stela Schmid, dona de casa que mora na Alemanha, e a produtora de moda Luana Miranda, da Barra da Tijuca.

    Continua após a publicidade
    Abraço Aeroporto
    Abraço Aeroporto ()

    AS DUAS OPÇÕES DA CAMPEÃ DO CARNAVAL

    Aqui embaixo está o marquês de Sapucaí, não a rua, mas a pessoa. Trata-se do título de nobreza do desembargador Cândido José de Araújo Viana, que foi ministro da Fazenda e da Justiça no século XIX. Pois existe uma possibilidade de ele se tornar enredo da Beija-Flor para o próximo Carnaval. Na semana passada, Laíla, mandachuva da escola de Nilópolis, esteve em Minas Gerais tentando com autoridades do estado um apoio financeiro para a causa (afinal, o marquês nasceu lá). Tudo ainda está em negociação e, se não houver acordo, o plano B do carnavalesco será homenagear Natal, a capital do Rio Grande do Norte.

    Marquês de Sapucaí
    Marquês de Sapucaí ()
    Publicidade
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    10 grandes marcas em uma única assinatura digital
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

    a partir de R$ 39,90/mês

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.