Clique e assine por apenas 4,90/mês

Futebol: campeonato carioca pode voltar nesta quinta, com Flamengo x Bangu

Nova tabela foi aprovada pela maioria dos clubes mas Fluminense e Botafogo são contra e ameaçam ir à Justiça; Crivella e Witzel ainda precisam autorizar

Por Cleo Guimarães - 16 jun 2020, 11h20

Falta só a aprovação das autoridades para confirmar o que ficou decidido numa reunião virtual entre o conselho arbitral da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) e dirigentes de clubes e da entidade. Por maioria de votos, ficou acertado que as partidas de futebol voltam a acontecer na cidade a partir deste sábado (20) – clubes que entrassem em acordo poderiam antecipar a volta aos gramados em até dois dias. Assim, Bangu e Flamengo, equipes que já vêm treinando há quase um mês, toparam se enfrentar na quinta-feira (18 de junho).

Mercadão de Madureira volta a funcionar nesta terça (16)

A Ferj confirmou as datas da quarta rodada  do Campeonato Carioca (ainda à espera da autorização das autoridades, o que deve acontecer, provavelmente ainda nesta terça, 16). Nota divulgada pela Federação explica que “todos os presentes debateram, democraticamente, as sugestões das datas de reinício da Taça Rio, a ser iniciada após aval oficial do governo. Caso este não venha até o dia 17, assim que acontecer, a Taça Rio será retomada no dia seguinte. A sugestão de datas foi aprovada pela maioria.” As partidas acontecerão sem público, e foram marcadas para as seguintes datas: 

Coronavírus: Rio passa dos 80 000 casos e se aproxima dos 8 000 mortos

Quinta (18) – Bangu x Flamengo
Sexta (19) – Portuguesa x Boavista
Sábado (21) – Vasco x Macaé; Madureira x Resende
Domingo (22) – Fluminense x Volta Redonda; Botafogo x Cabofriense

Continua após a publicidade

Contrários ao retorno imediato das partidas, Botafogo e Fluminense defendem a volta do campeonato somente em julho, e ameaçam entrar na Justiça – tanto na esportiva quanto na Justiça comum – caso as datas sejam mantidas. Uma nova reunião foi marcada pela Ferj para a noite desta terça-feira, e a expectativa é que seja encontrada uma solução para o impasse na volta aos campos dos dois clubes, votos vencidos no dia anterior.

Anitta x Ludmilla: estrelas do funk estão em guerra; veja vídeo

Se depender do Ministério Público, no entanto, o campeonato só deverá ser retomado quando houver um protocolo técnico-científico que leve em consideração as fases da curva de contágio da pandemia. O MP fez questão de deixar claro que a volta do campeonato pode contribuir para aglomerações de pessoas no entorno dos estádios, quebrando o isolamento social. Há também uma preocupação a um possível prejuízo esportivo a clubes que não concordem com volta imediata, como Flu e Botafogo.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“O MPRJ também recomenda que seja preservado o caráter competitivo do evento e a legítima expectativa dos torcedores, com a presença de todos os clubes na competição, sem que ocorra a eliminação de quaisquer deles que justificadamente venham, com base nos riscos à saúde decorrentes da pandemia, a discordar das alterações no regulamento referentes à retomada do campeonato”, finaliza o comunicado.

 

Continua após a publicidade
Publicidade