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Como será o funcionamento do cartão Jaé, que vai substituir o Riocard

Período de transição para o novo sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público no município acontecerá até fevereiro do ano que vem

Por Da Redação
Atualizado em 18 jul 2023, 13h09 - Publicado em 18 jul 2023, 13h03

A prefeitura do Rio lançou nesta terça (18), o Jaé, novo sistema de bilhetagem eletrônica dos modais de transporte público do município. Segundo a secretária municipal de Transportes, Maína Celidonio, a transição acontecerá até o próximo ano, e o primeiro sistema no qual o Jaé será implantado será o BRT, já a partir desta quarta (19) em fase de testes, para depois ser estendido aos ônibus e às vans. De acordo com o prefeito Eduardo Paes (PSD), o objetivo é oferecer maior transparência sobre informações como receita e número de passageiros. Após o funcionamento pleno do sistema, quem usar modais de transporte estaduais e municipais precisará dos cartões do Riocard e do Jaé. O poder municipal afirmou que conversa com o Governo do Estado do Rio de Janeiro por uma forma de integração.

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“É um novo sistema de bilhetagem digital que vai funcionar em todos os modais de transporte coletivo regulamentado pela prefeitura, como BRT, VLT, os ônibus municipais, vans e cabritinhos”, disse Celidonio. Os cartões do Jaé serão adquiridos em máquinas de autoatendimento. Eles serão atribuídos a uma conta digital para que o saldo remanescente não se perca. As recargas poderão ser feitas em máquinas com dinheiro em papel, PIX ou cartão de crédito e débito, assim como por meio do site ou aplicativo do sistema. A previsão é de que o crédito entre imediatamente na conta do usuário. Os cartões são vinculados a contas digitais, sendo identificados. Será possível pagar com os cartões e com o celular, por meio de QR Code. “É uma forma simples de não precisar ter um cartão físico e, através do aplicativo, solicitar, bloquear ou pedir uma segunda via do cartão, que será entregue na sua casa”, afirmou a secretária de Transportes.

“É um sistema terceirizado com controle do poder concedente, que é a prefeitura. Os dados são atualizados em tempo real. Não é uma planilha que recebemos 40 dias depois. A prefeitura sabe a receita do sistema e quanto arrecadou. A gente sabe quantos passageiros estão usando cada linha, podendo ajustar a demanda”, afirmou Paes. Segundo ele, no modelo atual, a bilhetagem está sob o controle das empresas, com dados não auditados e sem informações precisas sobre o número de passageiros, arrecadação e saldo remanescente dos  bilhetes. O prefeito destacou que as informações do sistema serão disponibilizadas à população.

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A transição será feita em três fases. Na 1 e na 2, o Riocard municipal continuará sendo aceito. A partir de 1º de fevereiro do ano que vem, o Jaé passa a funcionar plenamente, o  sistema atual não será mais aceito. Na fase 1, o Jaé será aceito somente no BRT, sem integração com outros modais. Neste períoco, o Riocard pode ser usado em todos os modais de transporte. A partir de novembro, começa a segunda fase de implantação do Jaé, que inclui o começo da operação em todos os modais do transporte público municipal. Nesta fase, o Jaé passa a ser aceito em todos os modais de transporte público coletivo do Rio e será capaz de fazer a integração entre todos os modais da prefeitura. Neste período, quem fizer a integração entre os modais do poder municipal e do Governo do Rio de Janeiro poderá continuar a usar o Riocard. Na Fase 3, em fevereiro do ano que vem, o Jaé será obrigatório para usar o sistema de transportes municipal. Quem usar os modais municipais e estaduais terá que, obrigatoriamente, portar dois cartões: o Jaé e o Riocard.

Os passageiros com direito à gratuidade poderão fazer o cadastro no Jaé e retirar o cartão nas lojas do novo sistema. De acordo com Maína Celidonio, em breve será divulgado um calendário para a realização do cadastro, alinhado com as secretarias de Transporte, Saúde e Educação. O Jaé tem, atualmente, seis lojas em funcionamento. A previsão é que outros cinco estabelecimentos sejam instalados até a implantação total do sistema.

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Lojas atuais:

Cidade Nova – Centro administrativo São Sebastião – Prefeitura do Rio
Botafogo – Sede da Ruiluz na Rua Voluntários da Pátria
Madureira – Terminal Paulo da Portela
Barra da Tijuca – Terminal Jardim Oceânico
Barra da Tijuca – Terminal Alvorada
Campo Grande – Rua Aurélio Figueiredo
Terminal Santa Cruz

Ainda serão instaladas:

Terminal Intermodal Gentileza
Terminal Fundão Aroldo Melodia
Terminal Taquara
Terminal Sulacap
Terminal Mato Alto
Todas as estações do BRT terão máquinas de autoatendimento, exceto Alim Pedro, Vila
Militar, Gal. Olímpio, Santa Eugênia e Santa Veridiana. Estas passarão a ter máquinas a
partir de outubro.

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