Continua após publicidade

Fiocruz convoca voluntários para estudar os efeitos da 3ª dose da vacina

Voluntários podem se cadastrar desta quarta (27) até sexta (29) na Estação General Osório do Metrô Rio, onde a vacinação também está sendo oferecida

Por Da Redação
27 jul 2022, 11h48

A partir desta quarta (27), quem passa pela estação General Osório do MetrôRio tem a chance não apenas de tomar a terceira dose da vacina contra a Covid-19, mas também de contribuir, de forma voluntária, com a pesquisa BoostCOVID-19. O estudo clínico vai analisar a resposta imunológica da aplicação deste reforço vacinal. A oportunidade acontece até sexta (29), das 10h às 16h, entre os acessos A e C.

+ Rio será reproduzido no metaverso com direito à quadra da Mangueira

No local, como já havia acontecido na estação Carioca, a equipe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vai tirar dúvidas sobre a imunização e cadastrar os interessados em participar de pesquisa. O estudo é em parceria com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino e a Secretaria municipal de Saúde do Rio. Entre os fatores observados na pesquisa estão a imunogenicidade de reforço por meio de combinação entre imunizantes diferentes, medindo o tempo e a capacidade de resposta imunológica de vacinados, e a reatogenicidade, ou seja, a avaliação do desenvolvimento de reação adversa à vacina. Os pesquisadores vão avaliar a reatogenicidade da terceira dose acompanhando os voluntários durante dois meses por meio de ligações telefônicas. Já aqueles que também aceitarem fazer a testagem de anticorpos contra Covid-19 serão acompanhados por visitas presenciais por até um ano. No decorrer do estudo, caso o voluntário queira sair da pesquisa, basta informar a decisão aos profissionais da Fiocruz.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

A ação, com apoio da concessionária, tem como objetivo incentivar a população a tomar a terceira dose da vacina. Todos os maiores de 18 anos que receberam primeira e segunda doses de Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer há pelo menos três meses podem tomar a terceira dose do imunizante na estação como voluntários do estudo científico.

Para participar e colaborar com o ensaio clínico, os interessados devem se cadastrar no local com os técnicos da Fiocruz. Antes de receber a dose de reforço, os voluntários passarão por esclarecimento sobre as etapas do estudo e entrevista. Uma equipe também estará disponível no mezanino da estação orientando os passageiros sobre a importância de completar o esquema vacinal contra o vírus, além de tirar dúvidas sobre a pesquisa. Basta apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de vacinação das duas doses.

anteriores do imunizante.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.