Continua após publicidade

Obras de expansão levarão linha do VLT até o bairro de São Cristóvão

Termo assinado entre Prefeitura e concessionária permite construção de mais 700 metros de linha, com uma estação que integrará o modal ao BRT Transbrasil

Por Da Redação
31 mar 2022, 12h29

Boa notícia para quem utiliza os meios de transporte públicos: o VLT do Rio será ampliado até o BRT Transbrasil e ao bairro de São Cristóvão, na Zona Norte. As obras de expansão da linha estão definidas em um termo assinado pela prefeitura da cidade e concessionária CCR, que controlado o serviço. O contrato permitirá que a CCR assuma as obras de ampliação do sistema. A previsão é que sejam implantados mais 700 metros de linha, com a construção de uma estação que interligará o modal ao BRT Transbrasil no futuro terminal São Cristóvão, obra que será feita pela prefeitura no antigo Gasômetro do Rio. As informações são do site Diário do Transporte.

+ Greve dos garis do Rio entra no quarto dia

Para que o projeto seja viabilizado, será preciso fazer um reequilíbrio econômico no contrato e renegociação das dívidas do executivo municipal com a concessionária. Em 2019, o consórcio ameaçou romper o acordo e repassar a operação do modal para a prefeitura. Na época, foi cogitado o pedido de uma indenização de 280 milhões de reais por falta de repasses e descumprimento de cláusulas do contrato de concessão. Após muita negociação, as partes chegaram a um acordo, e o sistema seguiu sobre controle do gestor privado, conforme informou o portal Diário do Porto.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

O aditivo do contrato entre a concessionária e a prefeitura prevê a implantação, operação e manutenção do terminal de integração, que será batizado de Terminal Intermodal Gentileza (TIG), no encontro da Rua Santos Lima com a Avenida Brasil, até a sua conexão com a Avenida Francisco Bicalho. No documento também consta o projeto de extensão do sistema do VLT Carioca, desde a Rua do Equador, em frente a área de desembarque da Rodoviária Novo Rio, até a área do antigo Gasômetro, cruzando a Avenida Francisco Bicalho e o Canal do Mangue (“Extensão VLT”), onde será implantado o TIG, viabilizando a integração entre o BRT Transbrasil, o VLT Carioca e o sistema de ônibus alimentadores.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.