Continua após publicidade

Estudante de 8 anos da rede pública do Rio descobre asteroide

Benjamim Dutra é aluno do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ) e recebeu uma medalha com aval da Nasa e do Ministério da Ciência

Por Da Redação
7 dez 2022, 17h15
Benjamim e Dr Patrick Miller, diretor IASC NASA
Benjamim e Dr Patrick Miller, diretor IASC/NASA: caso não se choque ou saia de órbita, asteroide preliminar descoberto pelo menino poderá ser batizado de “BEN1608“ e estudado pela agência espacial americana. (Internet/Reprodução)
Continua após publicidade

Aluno do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (ISERJ), da rede pública de ensino do Rio, Benjamim Dutra, de 8 anos, pode ter seu próprio asteroide, que planeja batizar de “BEN1608“. E foi ele quem achou o corpo solar no espaço. Na semana passada, o pequeno morador de Vila Isabel recebeu uma medalha por ter se destacado no Programa Caça Asteroides, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), após ter achado um asteroide preliminar.

+ Aprovada a lei que restringe o barulho de fogos de artifício no Rio

A homenagem, ao lado de estudantes-cientistas de todo o país, foi no dia 29 de novembro e contou com a presença do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim. Para ir ao evento, em Brasília, após uma carta da Nasa e de um convite do ministério, a família de Benjamim precisou fazer uma vaquinha online para pagar as passagens.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Natali Araújo, mãe de Benjamin, inscreveu o filho no Caça Asteroides entre agosto e setembro deste ano, sem sem muita expectativa. O programa conta com um sistema de computador que emite imagens do espaço e possibilita que os jovens inscritos consigam visualizar a movimentação espacial no intuito de achar novidades, como asteroides ainda não encontrados e registrados. O asteroide descoberto por Benjamim vai ser estudado pela Nasa e após dois anos, caso o não se choque ou saia de órbita, poderá ser batizado pelo menino, que planeja chamá-lo de “BEN1608“. Pelas regras, a nomeação precisa levar três letras e quatro números.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.