Empresa carioca vence o Earthshot Prize, iniciativa do Príncipe William
Re.green leva 'Oscar da Sustentabilidade' com projeto que usa dados de IA, informações e imagens de satélite para reflorestar em grande escala
A empresa carioca re.green foi uma das cinco grandes vencedoras do prêmio Earthshot 2025, considerado o “Oscar da Sustentabilidade”. A premiação foi na categoria “Proteger e Restaurar a Natureza”, por um projeto que usa dados de Inteligência Artificial (IA), com informações e imagens de satélite para reflorestar em grande escala a Mata Atlântica e a Amazônia. Cada um dos premiados ganhou um milhão de libras, equivalente a quase R$ 7 milhões. A cerimônia de entrega do prêmio foi realizada na noite desta quarta (5), no Museu do Amanhã.
+ No clima da COP: Rio sedia os mais quentes encontros pré-conferência
Criando em 2020 pelo Príncipe William, primeiro na linha de sucessão da Coroa Britânica, o Prêmio Earthshot incentiva projetos ambientais que causam grandes impactos no planeta. Pela primeira vez, ele foi entregue na Ámerica Latina. Este ano, 2025 foram 15 finalistas, divididos em cinco categorias. O Brasil também concorria
com o projeto “Fundo Florestas Tropicais para Sempre”, da ministra do Meio Ambiente Marina Silva.
+ Protocolo de calor do Rio de Janeiro é premiado em evento pré-COP30
Ao receber o prêmio da ginasta olímpica Rebeca Andrade, o CEO da re.green, Thiago Picolo, disse que “a maior vitória será compartilhada, que é restaurar a natureza”. William destacou que a meta da premiação é em uma década tornar o planeta um lugar melhor, e que os “finalistas são exemplos brilhantes de como é possível criar economias mais fortes e um mundo mais sustentável”.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Confira os outros quatro vencedores do Earthshot:
Categoria – “Purificar o Ar”
Projeto: Cidade de Bogotá, Colômbia
Cidade implementou políticas arrojadas de ar limpo para reduzir a poluição do ar em 24% desde 2018, redesenhando a forma como 8 milhões de pessoas se deslocam e vivem, e construindo uma cidade mais saudável e mais verde.
Categoria – “Revitalizar os Nossos Oceanos”
Projeto: O Tratado de Alto Mar, Holanda
Com resultado de décadas de cooperação, o Tratado de Alto Mar fecha a lacuna na conservação dos oceanos, protegendo a biodiversidade em águas internacionais e ajudando a atingir a meta global de 30×30.
Categoria – “Construir Um Mundo Sem Resíduos”
Projeto: Lagos Fashion Week, Nigéria
O projeto está transformando um dos setores que mais desperdiçam dinheiro no mundo, criando uma nova economia da moda: uma economia baseada em propósito, sustentabilidade e integridade cultural.
Categoria – “Combater a Crise Climática”
Projeto: Friendship, Bangladesh
A Friendship protege comunidades vulneráveis em Bangladesh, combinando serviços vitais como saúde e educação com projetos de resiliência climática que salvam vidas, restauram ecossistemas e criam oportunidades.
“O Rio do meu coração”, por Narcisa Tamborindeguy
Roberta Damasceno: “Um sócio, uma organização e um marido”
A posse de Ana Maria Gonçalves: originalidade na ABL. Fotos!
CCBB recebe o Festival Gastronomia Preta com shows de Arlindinho e Olodum
Velozes e furiosos: pilotos dão show na 3ª edição do Drift Rio





