Emissão de documentos para morar no exterior cresce 54% nos cartórios do Rio
Houve alta sobretudo nos pedidos de vistos de estudos e de dupla cidadania. A crise econômica do país impulsiona a saída
Os cartórios do estado do Rio registraram um crescimento de 54% na validação de documentos para a vida no exterior entre junho e novembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020.
+Réveillon aos pés do Cristo: Centro de Visitantes Paineiras terá festa na virada
Em 2021 foram 124 532 registros contra 80 762 no ano passado. O processo de validação de documentos brasileiros para uso em outros países é conhecido como apostilamento de Haia. Os principais pedidos foram para vistos de estudos ou abertura de processos de dupla cidadania, com aumento ainda maior, de 106%, segundo dados do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio de Janeiro (CNB/RJ), entidade que reúne os cartórios de notas do estado e administra a plataforma de apostilamentos.
+Homenagem merecida: Copacabana agora tem o Largo do Alfredinho
De acordo com a entidade, a vida no exterior tem se tornado atrativa por fatores como a crise econômica causada pela pandemia no país;
a falta de perspectiva de emprego qualificado e a perda do poder aquisitivo das famílias.
Segundo o Ministério das Relações Exteriores, em 2021 houve um crescimento de cerca de 20% no número de brasileiros vivendo no exterior, em comparação a 2018.
+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui