Clique e assine por apenas 7,90/mês

Doações de sangue no período de Carnaval caem até 60%

Segundo informações do banco Serum, é preciso chamar a atenção da população, uma vez que as demandas por transfusões aumentam nesta época

Por Redação Veja Rio - Atualizado em 10 fev 2020, 12h10 - Publicado em 10 fev 2020, 12h09

O Banco de Sangue Serum, que recebe doações no Hospital da Ordem Terceira do Carmo, no Centro, faz um alerta acerca das doações de sangue para o período de Carnaval. É que segundo o órgão de captação, neste período, as doações diminuem drasticamente, ao mesmo tempo em que as demandas por transfusões e diversos tipos de procedimentos aumentam, em função do elevado número de acidentes nas entradas. Para se ter uma ideia, apenas no Serum, o índice de doações chega a cair até 60% na semana de Carnaval. “É uma queda muito alta. Entendemos que os nossos ‘parceiros solidários’ estão em um momento de descontração e férias, mas temos que chamar a atenção da população”, alerta Rodrigo Moreira, líder de captação.

De acordo com ele, para que os estoques se mantenham em situação segura, são necessárias oitenta doações diárias. “Essa é a condição ideal para atendermos, além da cidade do Rio, todo o Estado, com mais de 50 hospitais públicos e privados”, conta.

Para doar, é preciso pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos (e não ingerir bebida alcoólica 12h antes da doação). No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal). Portadores de tatuagem ou piercing têm de aguardar 12 meses após o procedimento e quem fez endoscopia recentemente deverá aguardar seis meses para voltar a doar.

O Hospital da Ordem Terceira do Carmo tem o banco de sangue no 3º andar, na Rua do Riachuelo, n° 43, Centro (próximo aos Arcos da Lapa). O horário de funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h ao meio-dia. Informações pelo 3233-5950.

Publicidade