Continua após publicidade

Rio no primeiro levantamento sobre diversidade sexual realizado pelo IBGE

Das 2,9 milhões de pessoas com 18 anos ou mais que se autodeclaram lésbicas, gays ou bissexuais no país, 2,3% estão no estado do Rio

Por Da Redação
25 Maio 2022, 15h54

O Brasil tem 2,9 milhões de pessoas com 18 anos ou mais que se autodeclaram lésbicas, gays ou bissexuais. E 2,3% deste total estão no estado do Rio, que, ao lado de São Paulo e do Amazonas, está em terceiro lugar na proporção de brasileiros que declaram se relacionar afetivamente com pessoas do mesmo sexo, atrás apenas do Distrito Federal (2,9%) e do Amapá (2,8%). Os dados são da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS): Orientação sexual auto-identificada da população adulta, um levantamento inédito divulgado nesta quarta (25) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

+ É sério? Vereadores criam projeto para voltar com caixas de som nas praias

O grupo de lésbicas, gays ou bissexuais autodeclarados corresponde a 1,8% da população adulta no país, proporção menor que a da parcela de 3,4% de pessoas que não souberam, ou não quiseram responder à pesquisa. Mas, na avaliação do IBGE, os números podem estar subnotificados. O instituto ponderou que “o fato de uma pessoa se auto-identificar como heterossexual não impede que ela tenha atração por ou relação sexual com alguém do mesmo sexo”. No recorte estadual, em dez das 27 unidades da federação a proporção de pessoas autodeclaradas homossexuais ou bissexuais foi maior que a média nacional. O menor percentual de pessoas que declararam estas orientações sexuais foi observado no Tocantins (0,6%).

Esta é a primeira vez que o instituto divulga dados sobre orientação sexual. A decisão foi tomada após o órgão ter sido acionado na Justiça pelo Ministério Público Federal. O MPF questionou o fato de o Censo Demográfico de 2022 não ter incluído perguntas sobre a população LGBTQIA+. De acordo com o IBGE, o questionário foi aplicado em cerca de 108 mil domicílios no Brasil, mas representa a totalidade da população. A amostra corresponde a, aproximadamente, 0,07% das pessoas com 18 anos ou mais de idade, estimada, em 2019, em 159,2 milhões. Os dados são de 2019 e foram coletados por meio da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS).

Continua após a publicidade

“A gente não está afirmando que existem 2,9 milhões de homossexuais ou bissexuais no Brasil. A gente está afirmando que 2,9 milhões de homossexuais e bissexuais se sentiram confortáveis para se auto-identificar ao IBGE como tal”, disse à BandNews a analista da PNS Nayara Gomes.

Ao analisar os dados considerando características socioeconômicas, observou-se maior proporção de autodeclarados homossexuais ou bissexuais entre aqueles com nível superior completo (3,2%) – entre os que não têm instrução ou têm o ensino fundamental incompleto essa proporção foi de 0,5%. Também foi observado que auto-identificação homossexual ou bissexual é maior entre os mais jovens. A indefinição da orientação sexual também é mais frequente entre eles. A proporção dos que declararam a orientação homossexual ou bissexual foi de 4,8% na faixa etária entre 18 e 29 anos, de 1,9% na faixa entre 30 e 39 anos, de 1% no grupo entre 40 e 59 anos, chegando a apenas 0,2% entre aqueles com 60 anos ou mais.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

A pesquisa mostrou ainda que a autodeclaração como homossexual ou bissexual é maior nas áreas urbanas (2%) que nas rurais (0,8%). Entre as grandes regiões do país, estas orientações sexuais foram mais autodeclaradas no Sudeste, enquanto Nordeste e Centro-Oeste ficaram abaixo da média nacional.

O IBGE destacou que os resultados do levantamento são compatíveis com os dados obtidos por países que realizaram pesquisa com metodologia semelhante à aplicada na coleta da PNS. Na comparação internacional, Brasil ficou empatado com o Chile em relação à proporção de pessoas que se auto-identificam homossexuais ou bissexuais, mas abaixo de Reino Unido, Austrália, Estados Unidos e Canadá.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.