Governo do Rio lança Disque Cidadania e Direitos Humanos no Carnaval
Denúncias e reclamações sobre casos de agressão, abandono, intolerância religiosa e desaparecimento, por exemplo, serão recebidas no canal, que funciona 24h
Neste Carnaval, denúncias de preconceito, assédio sexual, LGBTIfobia, racismo, entre outras, poderão ser informadas, 24 horas por dia, por meio do Disque Cidadania e Direitos Humanos (0800 0234567), serviço gratuito lançado nesta quinta (20) pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Denúncias e reclamações sobre violações de direitos humanos, a exemplo de casos de agressão, abandono, intolerância religiosa ou desaparecimento de pessoas, também serão recebidas neste novo canal de comunicação. Além de filtrar, examinar e encaminhá-las ao órgão público competente, o novo serviço funcionará como uma central de atendimento, fornecendo informações básicas, como telefones, endereços e serviços disponíveis próximo ao território do usuário.
O serviço unifica o atendimento que era oferecido pelo Disque Cidadania LGBT, Disque Mulher, Disque Racismo e Disque Intolerância Religiosa. Vai também fornecer informações e colaborar nas políticas desenvolvidas na SEDSODH voltadas para migração e refúgio, enfrentamento ao tráfico de pessoas, erradicação do trabalho escravo, igualdade racial, liberdade religiosa e programas de proteção a vítimas e testemunhas, entre outros.