Partiu Disney! Prefeitura premia alunos com viagem e computador
Eles venceram 2ª edição da Olimpíada Carioca de Matemática, que contou com a participação de mais de 400 mil estudantes da rede, um recorde absoluto
O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, premiaram, nesta terça (7), os alunos com os melhores resultados na 2ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM) com notebooks e uma viagem de exploração científica à Disney e à Nasa. A edição, realizada ao longo de 2022, contou com a participação de mais de 400 mil estudantes da rede, recorde absoluto, com o dobro de inscritos em relação à primeira. No início deste ano, 291 estudantes contemplados com a viagem na primeira edição do prêmio embarcaram em três grupos.
+ Adeus, Zona Sul: Barra é o bairro mais procurado para compra de imóveis
“O mais importante é que a gente consiga transmitir para nossas crianças que vale o esforço de enfrentar os desafios. Eu quero que as crianças da rede pública, e seus pais, entendam que vale a pena tentar. Nem todo mundo vai ganhar a medalha de ouro, mas mesmo que você não seja vitorioso, que não conquiste a viagem à Disney, você estará se qualificando para outras missões que a vida reserva”, afirmou o prefeito durante a cerimônia de premiação, acrescentando que a ênfase à matemática se deve à quantidade de carreiras – como às ligadas à engenharia e à tecnologia, muitas delas que ainda estão surgindo – que tem a disciplina como base.
A OCM é uma realização da Secretaria municipal de Educação em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) voltada para todos os alunos matriculados na rede que estão cursando do 2º ao 9º ano, Carioca I Ano 2, Carioca II, e Acelera Carioca I. O propósito da Olimpíada é estimular a aprendizagem em matemática, engajar e identificar talentos e, também, oferecer uma competição saudável para os estudantes da rede. A iniciativa é pioneira entre as redes públicas de ensino no Brasil.
+ Após investigação do MP, autovistoria de gás é prorrogada no Rio
“Hoje é um dia muito especial porque estamos premiando os nossos alunos. Queremos passar uma mensagem muito clara: estudar vale a pena. Eu sou fruto da Olimpíada de Matemática e tive minha vida transformada pela educação. E é muito simbólico já termos a OCM sendo a segunda maior Olimpíada acadêmica do país, ficando atrás apenas da Olimpíada nacional, inspiração para a criação da nossa”, disse Ferreirinha.
Os cinco primeiros alunos e as cinco primeiras alunas, do 2º ao 5º ano, foram premiados com notebooks. Já os cinco primeiros alunos e as cinco primeiras alunas do 6º ao 9º ano, Carioca I e II, e Projeto Travessia, ganharam, além do notebook, a viagem de exploração científica à Disney e à Nasa. Também foram distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa para os participantes. Professores e diretores das escolas em que os estudantes tiveram melhor desempenho receberam certificados e outras premiações. Os alunos foram selecionados após duas provas de múltipla escolha, elaboradas em parceria com o Impa.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Quando eu me inscrevi pela segunda vez, não achava que fosse ganhar de novo. Eu tinha acabado de fazer a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática e estava muito nervosa”, contou Maria Eduarda Rabelo de Araújo, de 14 anos, aluna do nono ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Roberto Burle Marx, em Curicica.
Ela enganou todo mundo! Marca de ovos de Gracyanne era ação publicitária
Mini-desfiles na Cidade do Samba: 12 escolas e shows de Zeca e Martinho
Réveillon no Fairmont: vista para os fogos mais famosos do mundo
Brasil celebra marco histórico e lança convite oficial para o TurisMall
Hotel Santa Teresa MGallery prepara festa de Réveillon





