Continua após publicidade

Partiu Disney! Prefeitura premia alunos com viagem e computador

Eles venceram 2ª edição da Olimpíada Carioca de Matemática, que contou com a participação de mais de 400 mil estudantes da rede, um recorde absoluto

Por Da Redação
8 mar 2023, 14h42

O prefeito Eduardo Paes e o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha, premiaram, nesta terça (7), os alunos com os melhores resultados na 2ª Olimpíada Carioca de Matemática (OCM) com notebooks e uma viagem de exploração científica à Disney e à Nasa. A edição, realizada ao longo de 2022, contou com a participação de mais de 400 mil estudantes da rede, recorde absoluto, com o dobro de inscritos em relação à primeira. No início deste ano, 291 estudantes contemplados com a viagem na primeira edição do prêmio embarcaram em três grupos.

+ Adeus, Zona Sul: Barra é o bairro mais procurado para compra de imóveis

“O mais importante é que a gente consiga transmitir para nossas crianças que vale o esforço de enfrentar os desafios. Eu quero que as crianças da rede pública, e seus pais, entendam que vale a pena tentar. Nem todo mundo vai ganhar a medalha de ouro, mas mesmo que você não seja vitorioso, que não conquiste a viagem à Disney, você estará se qualificando para outras missões que a vida reserva”, afirmou o prefeito durante a cerimônia de premiação, acrescentando que a ênfase à matemática se deve à quantidade de carreiras – como às ligadas à engenharia e à tecnologia, muitas delas que ainda estão surgindo – que tem a disciplina como base.

A OCM é uma realização da Secretaria municipal de Educação em parceria com o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) voltada para todos os alunos matriculados na rede que estão cursando do 2º ao 9º ano, Carioca I Ano 2, Carioca II, e Acelera Carioca I. O propósito da Olimpíada é estimular a aprendizagem em matemática, engajar e identificar talentos e, também, oferecer uma competição saudável para os estudantes da rede. A iniciativa é pioneira entre as redes públicas de ensino no Brasil.

Continua após a publicidade

+ Após investigação do MP, autovistoria de gás é prorrogada no Rio

“Hoje é um dia muito especial porque estamos premiando os nossos alunos. Queremos passar uma mensagem muito clara: estudar vale a pena. Eu sou fruto da Olimpíada de Matemática e tive minha vida transformada pela educação. E é muito simbólico já termos a OCM sendo a segunda maior Olimpíada acadêmica do país, ficando atrás apenas da Olimpíada nacional, inspiração para a criação da nossa”, disse Ferreirinha.

Os cinco primeiros alunos e as cinco primeiras alunas, do 2º ao 5º ano, foram premiados com notebooks. Já os cinco primeiros alunos e as cinco primeiras alunas do 6º ao 9º ano, Carioca I e II, e Projeto Travessia, ganharam, além do notebook, a viagem de exploração científica à Disney e à Nasa. Também foram distribuídas medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa para os participantes. Professores e diretores das escolas em que os estudantes tiveram melhor desempenho receberam certificados e outras premiações. Os alunos foram selecionados após duas provas de múltipla escolha, elaboradas em parceria com o Impa.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“Quando eu me inscrevi pela segunda vez, não achava que fosse ganhar de novo. Eu tinha acabado de fazer a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática e estava muito nervosa”, contou Maria Eduarda Rabelo de Araújo, de 14 anos, aluna do nono ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Roberto Burle Marx, em Curicica.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.