Clique e assine por apenas 4,90/mês

Dicas de filmes (horripilantes) para assistir na Sexta-Feira 13

Netlifx indica filmes e séries de terror para todos os gostos

Por Redação VEJA RIO - Atualizado em 2 jun 2017, 12h07 - Publicado em 12 Maio 2016, 21h55

Número de sorte para alguns, de azar para outros, não tem jeito: uma sexta-feira 13 nunca passa despercebida. Reza a lenda que a crendice do “dia azarão” tem a ver com dois contos da mitologia nórdica. Numa delas, Loki, espírito do mal e da discórdia, apareceu sem ser chamado num banquete para 12 convidados no Valhalla, a morada celestial das divindades, e armou uma briga da qual Balder (o favorito dos deuses) acabou saindo morto. A partir de então, ficou acordado que convidar 13 pessoas para jantar não era uma boa ideia, e a desgraça era certa.

+ Saiba quais são os filmes em cartaz no cinema

Na segunda história, a deusa do amor e da beleza, Friga, cujo nome deu origem às palavras “friadagr” e “friday” (“sexta-feira” em escandinavo e inglês), foi transformada numa bruxa e exilada no alto de uma montanha quando as tribos nórdicas se converteram ao cristianismo. Para se vingar, ela passou a se reunir, toda sextas-feira, com outras 11 feiticeiras mais o próprio Satanás para rogar pragas sobre a humanidade. De novo, 13.

A superstição espalhou-se por toda a Europa, reforçada pelo relato bíblico da Última Ceia, quando havia 13 pessoas à mesa na véspera da crucificação de Cristo, que aconteceu numa sexta-feira. No Antigo Testamento judaico, inclusive, a sexta-feira já era um dia problemático desde os primórdios da humanidade. Eva teria oferecido a maçã a Adão numa sexta-feira, e o grande dilúvio teria começado no mesmo dia da semana.

Como é de praxe neste dia, listamos mais de 40 filmes de terror (para todos os gostos), disponíveis no Netflix. Bons sustos!

Com informações da revista Mundo Estranho.

filmes de terror
filmes de terror
filmes2
filmes2
filmes3
filmes3
filmes4
filmes4
filmes5
filmes5
filmes6
filmes6
filmes7
filmes7
filmes8
filmes8
Publicidade