No Dia da Limpeza, praias do Rio recebem mutirões para recolher lixo

Ação global Clean Up The World receberá voluntários na Praia de Copacabana, Praia de Ipanema, Lagoa da Tijuca e outros pontos da cidade

Por Redação
14 set 2023, 13h41
Copacabana: área abrangendo seis quarteirões, na altura do posto 5, é um novo Polo Comercial
Copacabana: praia também receberá mutirão de limpeza (Antonia Felipe/Unsplash/Reprodução)
Continua após publicidade

Celebrado neste sábado (16), o Dia Mundial da Limpeza será marcado pela 21ª edição da ação global Clean Up The World. Trata-se da maior iniciativa de limpeza de praias do mundo, com objetivo de preservar os oceanos, que deverá reunir 35 milhões de pessoas em mais de 130 países. O Brasil também entra na jogada, com a ação promovida pelo Instituto Clima de Desenvolvimento Sustentável e pela Amigança Produções & Promoções. No Rio de Janeiro, diferentes praias e praças receberão voluntários para o grande mutirão.

+ Alívio no Vasco: os detalhes do acordo que libera jogos em São Januário

No início do evento, os participantes receberão kits com os itens necessários para fazer a coleta de resíduos de forma segura, como sacolas plásticas recicladas e luvas. Os itens recolhidos serão destinados a instituições de reciclagem. As ações acontecerão das 10h às 13h, nos seguintes locais:

  • Copacabana: um dos pontos será ao lado da colônia dos pescadores, no Posto 6, com coleta até a Rua Santa Clara. O outro será em frente ao hotel Hilton Copacabana, na altura da rua Princesa Isabel, até a Pedra do Leme.
  • Ipanema: o encontro será na Barraca do Pelé, em frente à rua Garcia D’Ávila.
  • Ilha do Governador: o ponto será na Praça Jerusalém.
  • Tijuca: Praça Saens Peña.
  • Barra da Tijuca: no Posto 7 da Praia da Barra da Tijuca; e na Lagoa da Tijuca (Ilha da Gigoia).
  • Recreio dos Bandeirantes: encontro será na Praça Tim Maia, no Posto 12.
  • Prainha: encontro em frente ao Parque Natural da Prainha.
Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Na mesma data, também ocorrerá a tradicional Regata Ecológica. Realizada anualmente pelo Grêmio de Vela da Escola Naval (GVEN), desde 1998, a competição reunirá a equipe do Bossa Nova Mall, da Escola Naval da Marinha, da BR Marinhas e de outras instituições para recolher a maior quantidade de lixo possível jogada na Baía de Guanabara.

O intuito é incentivar a população a cuidar do meio ambiente de uma maneira simples e fácil. “Nosso país gera cerca de 80 milhões de toneladas de resíduos de lixo por ano e a maior parte é descartado de maneira incorreta em nosso meio ambiente. Precisamos mudar isso e, para isso, queremos incentivar a população mostrando que pequenas atitudes fazem grandes diferenças e destacando a urgência desse tema”, reforça o superintendente do Bossa Nova Mall, Daniel Azevedo.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

A campanha acontecerá a partir das 9h, com embarque dos interessados na Escola Naval da Marinha, localizada na Ilha de Villegagnon. O desembarque será realizado na Marina da Glória.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.