Continua após publicidade

Detran realizará mutirão para emitir carteiras de identidade

Ação no dia 22 de outubro contemplará os estudantes de vestibulares e concursos, sem necessidade de agendamento prévio

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 out 2022, 14h01

No próximo sábado (22), o Detran.RJ realizará um novo mutirão especial para fornecer a carteira de identidade aos estudantes que vão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), vestibulares, cursos e concursos como os do Colégio Militar e Pedro II. A ação ocorrerá mais de 120 postos de identificação civil do Detran e em todas as regiões do estado, das 8h às 14h, com exceção dos pontos em shoppings, que abrirão da 10h às 16h.

+ A causa do incêndio que atingiu o bar e restaurante Sat’s de Botafogo

Os estudantes serão atendidos por ordem de chegada, com distribuição de senhas, sem necessidade de agendamento prévio. “Estamos nos antecipando para que os alunos possam se planejar e não sejam prejudicados por falta do documento na hora de se inscrever em vagas para universidades, cursos ou colégios”, afirma o presidente do Detran.RJ Adolfo Konder.

Serão emitidas a primeira e a segunda via da identidade. Para solicitar o documento, será necessário apresentar o comprovante de inscrição nos exames, além da certidão de nascimento (origial ou cópia autenticada, para os solteiros) ou de casamento.

Compartilhe essa matéria via:

Enquanto a emissão da primeira via é gratuita, para a segunda via é necessário desembolsar uma taxa de R$ 46,15. O estudante deve pagar o Duda de código 500-2, emitido no site do Bradesco. Pessoas que recebem até um salário-mínimo, desempregados e de baixa renda também podem pedir isenção da taxa por meio da declaração de hipossuficiência, emitida pela Fundação Leão XII ou por decisão de autoridade judicial.

O Detran.RJ lembra ainda que a carteira de identidade deve ser renovada quando o usuário atinge 18 anos de idade. Nesses casos, a segunda via é isenta de taxa, caso seja pedida nos 30 dias anteriores ao 18º aniversário.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Em função do mutirão especial, não serão abertas vagas para serviços de identificação civil a outros públicos neste dia.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.