Xô, dengue! Os cuidados para prevenir a doença durante o verão
Pancadas de chuva unidas ao calor, típicos da estação mais quente do ano, são a combinação perfeita para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti
O verão está aí e, com ele, as pancadas de chuva, que unidas ao calor, provocam a combinação perfeita para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti e para o aumento nos episódios de dengue. Por enquanto, de acordo com o Centro de Inteligência em Saúde do Rio de Janeiro, o estado apresenta um número de casos que classifica o plano de contingência para Enfrentamento às Arboviroses Urbanas com “de rotina”, sem motivos para alarme. Mas precaução sempre será a alma do negócio. Confira abaixo os cuidados para prevenir a doença na estação.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
- Evitar água parada e manter bem fechados tonéis, caixas e barris d’ água ou caixas d’água;
- Guardar pneus em lugares cobertos;
- Remover de calhas galhos e folhas;
- Não acumular água sobre a laje;
- Encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou higienizá-los uma vez por semana
- Fazer manutenção de piscinas frequentemente.
É importante ficar atento aos sintomas da dengue. Entre eles, febre alta, dor de cabeça forte, dores nas articulações, manchas vermelhas e coceira na pele.. Em casos graves, dor abdominal, vômito, diarréia, desânimo e sangramento de mucosa também podem ser observados. Em caso de emergência, é importante procurar uma unidade de saúde.





