Decreto da Prefeitura transfere bairro da Glória da Zona Sul para o Centro

Decisão foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça (17), mas documento não explica motivo da mudança

Por Da Redação
18 jan 2023, 13h00
Igreja localizada entre árvores verdes
Outeiro da Glória: igreja recebe concerto na sexta (11) (Pedro Kirilos/Riotur)
Continua após publicidade

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), assinou nessa segunda (16) um decreto que transfere a administração do bairro da Glória para a Subprefeitura do Centro. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município desta terça (17). Até então, a responsabilidade pela região era da Subprefeitura da Zona Sul.

+ VEJA Rio quer saber: qual a sua praia? Bairro preferido? Hotel mais amado?

Não consta no decreto o motivo da mudança. Lá consta que apenas que ele “altera o Decreto Rio nº 48.610, de 15 de março de 2021, que cria as Coordenadorias Especiais dos Bairros (Subprefeituras) e reorganiza as áreas de abrangência na forma como menciona, e dá outras providências”. Especula-se que a medida seria para dar visibilidade ao subprefeito Alberto Jacob Szafran, subprefeito do Centro, que deverá ser candidato na próxima eleição. Atualmente, quem está à frente da Subprefeitura da Zona Sul é Flávio Guimarães Bittencourt do Valle.

No ano passado, a prefeitura do Rio começou a revitalizar o bairro. Ao todo, os serviços foram distribuídos por 14 áreas, abrangendo locais como as avenidas Beira-Mar e Augusto Severo, o Largo da Glória e as ruas Antônio Mendes Campos, do Catete, do Russel, da Glória, Pedro Américo, Mestre Valentim e Teixeira de Freitas. Será feito, também, o trabalho de recapeamento nas principais vias de circulação no entorno do bairro, garantindo o acesso a áreas históricas e turísticas da região.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

Ícones do bairro, como a Murada da Glória, entre a Avenida Augusto Severo e a Rua da Glória, e a Amurada da Glória, na Rua do Russel, já estão sendo limpos e recuperados. Haverá ainda a restauração de monumentos de menor porte, como os que ficam dentro da Praça Paris e o busto do Cardeal Arcoverde, instalado na Rua do Catete. Na Praça Paris, será religado o Chafariz dos Golfinhos.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.