Continua após publicidade

Prefeitura proíbe garrafas e potes de vidro nas praias. Entenda a medida

Decreto veta comercialização de qualquer comida e bebida em embalagens deste tipo; proibição vale para quiosques, barraqueiros, ambulantes e entregadores

Por Da Redação
Atualizado em 20 mar 2024, 13h59 - Publicado em 20 mar 2024, 12h54

Um dia após o fim do verão, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, sancionou um decreto que proíbe a comercialização e fornecimento de comida e bebida em recipientes de vidro nas praias cariocas. A decisão foi publicada no Diário Oficial do Município nesta quarta (20), e vale para quiosques, barraqueiros, ambulantes, e entregadores. Ainda segundo a decisão, fiscais poderão apreendê-los quando não estiverem em conformidade com a lei, tanto com comerciantes quanto com banhistas. Será atribuição da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) fiscalizar o decreto.

+ Epidemia, parte 6: dengue retorna ao Rio com força total em 2024

Segundo o prefeito, o objetivo da medida é preservar o meio ambiente, garantir a limpeza e a qualidade da areia e da água das praias da capital fluminense. A lei destaca que “os recipientes de vidro podem causar lesões físicas às pessoas e o tempo de degradação dos resíduos sólidos de vidro na natureza é indeterminado”.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

De acordo com a nova lei, “os quiosques e demais estabelecimentos comerciais localizados na orla da praia poderão utilizar alimentos e bebidas em recipiente de vidro nas suas atividades, sendo vedada a entrega desses recipientes aos seus clientes”. Prestadores de serviços que realizem entregas de bebidas e alimentos também estão proibidos de fazê-lo na faixa de areia da praia ou no raio de 50 metros dela, caso o produto esteja acondicionado
em recipiente de vidro.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.