Continua após publicidade

Covid: UFRJ volta a recomendar uso de máscaras, mas Eduardo Paes é contra

Aumento de casos positivos registrados no Centro de Triagem Diagnóstica da universidade e nova onda que atinge outros países motivou decisão

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 ago 2023, 13h08

Diante da preocupação com uma nova onda de Covid-19, que tem sido observada em outros países, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) voltou a recomendar aos alunos e funcionários o uso de máscaras em ambiente fechados e aglomerações.

+ Pó branco em calçadas da Zona Sul pode ser para demarcação de caminhadas

Segundo a nota técnica do Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (Needier) da UFRJ, emitida nesta quarta (16), a decisão considera também o “aumento moderado e progressivo de casos positivos” registrados no Centro de Triagem Diagnóstica no Needier.

O núcleo recomenda ainda a higienização frequente das mãos e reforça a importância da testagem no caso do surgimento de sintomas respiratórios ou de contato próximo com algum indivíduo contaminado. Confira a nota na íntegra abaixo:

Compartilhe essa matéria via:

“Diante da constatação de aumento moderado e progressivo de casos positivos diagnosticados no Centro de Triagem Diagnóstica do Núcleo de Enfrentamento e Estudos em Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes (CTD/Needier/UFRJ) e da preocupação com uma nova onda de covid-19, fato já constatado em outros países, julgamos prudente alertar ao corpo social da universidade e recomendar o uso adequado de máscaras em ambientes fechados e em contextos de aglomeração humana, assim como higienização frequente das
mãos. Cabe ressaltar a importância da testagem em caso de surgimento de sintomas respiratórios ou contato próximo com caso de covid-19.

O atendimento no CTD/Needier está sendo realizado diariamente (das 8h às 15h) no Pavilhão Clínico (entrada própria), sem necessidade de agendamento prévio. O Needier está localizado no Polo de Biotecnologia (antiga BioRio), situado na Av. Carlos Chagas Filho, 791, Quadra F, CEP: 21941-599. Em caso de dúvida, contactar a equipe do núcleo pelo WhatsApp – (21) 97380-2702.

+ Polícia investiga denúncia de suposto envenenamento de cães na Zona Sul

Entre 10 de julho e 6 de agosto, cerca de 1,5 milhão de novos casos de Covid-19 e 2,5 mil mortes foram registrados em todo o mundo. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Continua após a publicidade

Na manhã desta quinta (17), o prefeito Eduardo Paes compartilhou a notícia nas redes sociais desaprovando a decisão: “Prefeitura é contrária a essa medida e esperamos que não inventem ensino à distância!”, escreveu Paes no X (antigo Twitter). 

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Em resposta ao post, o secretário municipal de Saúde Daniel Soranz ressaltou que a situação atual não exige o uso indiscriminado da máscara de proteção. “Não há neste momento nenhuma alteração no cenário epidemiológico que justifique o uso indiscriminado de máscara, a recomendação é que todos os maiores de 12 anos realizem a dose de reforço para covid com a vacina bivalente”, disse.

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.