Covid-19: postos de saúde do Rio vão estender horário de vacinação
Neste sábado (2), Dia D da multivacinação, eles ficam abertos até 17h; ideia da prefeitura do Rio é combater baixa adesão à imunização contra a doença
A confirmação do primeiro caso da nova subvariante da Ômicron, EG.5, na cidade do Rio fez a prefeitura estender, no próximo sábado (2), Dia D de multivacinação, o horário de funcionamento dos postos de saúde até as 17h, como nos dias de semana. Em geral, o horário de fechamento aos sábados é meio-dia. O objetivo é aumentar a adesão à vacina bivalente num dia em que muitas pessoas estão de folga, já que o imunizante é o mais eficaz contra todas as variantes do coronavírus, incluindo a EG.5. Segundo a Secretaria municipal de Saúde (SMS), apenas 28,1% da população elegível — acima de 12 anos — já recebeu uma dose da bivalente na cidade. A meta é chegar a 80%.
+ Empresa que despejou espuma no Guandu é multada em mais de R$ 10 milhões
“É muito importante que todo carioca faça pelo menos uma dose da bivalente. Ela aumenta o espectro de proteção contra a Covid-19. Por isso, a gente faz um apelo para que o carioca que ainda não tomou a bivalente compareça aos postos”, reforça o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Ele ressalta que em caso de sintomas da doença é importante procurar um dos 238 pontos espalhados pela cidade para fazer a testagem, especialmente para evitar a contaminação de outras pessoas. E pede para que o morador que optar por fazer o autoteste e tiver resultado positivo para Covid-19 notifique a prefeitura através do aplicativo Minha Saúde Rio.
O primeiro caso da nova subvariante da Ômicron foi confirmado pela Fundação Oswaldo Cruz nesta quarta (30). Trata-se de um paciente do sexo masculino, de 46 anos, morador da Zona Oeste. Ele apresentou sintomas leves, manteve isolamento domiciliar e não apresenta mais sinais da doença. O homem não teve histórico de viagem, o que indica que há transmissão local dessa linhagem.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Até 15 de setembro, os pais ou responsáveis também podem fazer a atualização da caderneta de vacinação de meninas e meninos de até 14 anos nos 238 pontos de vacinação do município. A multivacinação segue o calendário básico preconizado pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), e tem como objetivo reduzir o risco de transmissão de doenças imunopreveníveis. Serão cerca de 20 diferentes vacinas disponíveis e a estimativa é de que mais de 1,1 milhão de crianças e adolescentes atualizem a caderneta. O Dia D da campanha será neste sábado (2).