Clique e assine por apenas 4,90/mês

Coronavírus: Copacabana lidera ranking de mortos na cidade

Densidade demográfica e hábito de andar a pé pelo bairro ajudariam a explicar o número de casos e óbitos no bairro, afirma infectologista

Por Cleo Guimarães - 15 abr 2020, 13h07

Copacabana vem se tornando uma preocupação a mais para a Secretaria de Saúde na campanha de combate ao coronavírus. Com a maior população de idosos do Brasil (43.431 de seus moradores têm 60 anos ou mais, segundo os dados do último censo do IBGE), o bairro aparece em primeiro lugar no ranking de mortes confirmadas por Covid-19 na cidade: 11 óbitos, de acordo com o balanço divulgado pela prefeitura às 18h desta terça-feira. Para completar o quadro, Copacabana também está na vice-liderança dos casos confirmados de coronavírus no Rio, com 147 testes positivos, vindo atrás apenas da Barra, com 178.

Internado em UTI, Aldir Blanc está com coronavírus

Para o médico e pesquisador da Fiocruz José Henrique Pilotto, a densidade demográfica do bairro é um dos fatores primordiais para a disseminação do vírus. “Copacabana tem um número de moradores por área muito maior que a Barra, por exemplo, onde as pessoas moram de forma mais dispersa”, afirma. O hábito de passear a pé e “resolver tudo na rua” caminhando também influencia. “Em Copacabana é assim, todo mundo anda para um lado e para o outro. Na Barra você dificilmente vê alguém caminhando, a não ser no calçadão. É tudo de carro, que é bem mais protegido”. A cidade tem 2.393 casos confirmados até agora, e 140 mortes. Nas últimas 24 horas, o Estado do Rio registrou 42 óbitos num único dia, maior número desde o início da pandemia.

Coronavírus: Witzel anuncia que está infectado

Continua após a publicidade

Witzel estende quarentena até 30 de abril

Veja abaixo a lista dos 6 primeiros bairros em número de óbitos, e de casos confirmados.

Óbitos:

Copacabana 11

Continua após a publicidade

Tijuca 8

Ipanema 6

Barra 5

Bonsucesso 5

Continua após a publicidade

Casos confirmados:

Barra 178

Copacabana 147

Leblon 105

Continua após a publicidade

Tijuca 90

Ipanema 82

Botafogo 82

+ Para receber a Veja Rio em casa, é só clicar aqui.

Publicidade