Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Clínica de estética é fechada por vender caneta emagrecedora falsa

Ação foi desencadeada por denúncia à Central 1746; homem relatou que a mãe teria recebido aplicação de medicamento falso no estabelecimento

Por Da Redação
4 nov 2025, 11h57
monjaro-apreendido
Monjaro? Medicamentos que podem ser falsos e eram aplicados sem prescrição médica foram apreendidos (PCERJ/Divulgação)
Continua após publicidade

Uma clínica de estética em Campo Grande foi fechada nesta segunda (4) por agentes da Delegacia do Consumidor (Decon), com apoio de fiscais da Vigilância Sanitária Municipal, após um flagrante de aplicação de canetas emagrecedoras (Mounjaro, ou tirzepatida) sem prescrição médica. A ação foi desencadeada após a denúncia de um homem que ligou para a Central 1746, da prefeitura, relatando que a mãe teria recebido uma aplicação de medicamento falso no estabelecimento. A proprietária da clínica, Vanessa Calinca dos Santos, foi presa em flagrante, e os produtos encontrados, apreendidos.

+ No clima da COP: Rio sedia os mais quentes encontros pré-conferência

Segundo a TV Globo, os fiscais também encontraram medicamentos para controle de sobrepeso e diabetes sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e produtos injetáveis variados, como anestésicos. Também foi identificado serviço de manicure sendo realizado no local sem autoclave ou caixa coletora para
materiais perfurocortantes.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

O Mounjaro (tirzepatida) é um medicamento de venda controlada, indicado para o tratamento de diabetes tipo 2 e, sob acompanhamento médico, também utilizado no tratamento da obesidade. A venda, aplicação ou divulgação do medicamento fora dos canais autorizados configura crime contra a saúde pública, sujeito a sanções criminais e administrativas. A defesa de Vanessa ainda não se manifestou sobre o caso.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês