Cinco receitas exclusivas para comemorar o Dia do Bacon

Entre pratos clássicos e inovadores, ingrediente ganha destaque até em sobremesa

Por Dilson Júnior 1 set 2017, 20h03

Em 2000, três amigos de Massachusetts proclamaram o Bacon Day como todo sábado anterior ao Labour Day – dia do trabalhador americano. O que não passava de brincadeira em um blog gastronômico, anos depois virou desculpa internacional para fãs se deliciarem com receitas que abusam da criatividade homenageando a iguaria suína. Como se precisasse de data única para saborear a carne, que tem seu dia comemorado neste sábado (2), listamos cinco pratos cariocas feitos exclusivamente para a comemoração do Dia Mundial do Bacon. Acredite, tem até sobremesa.

Clássico, o hambúrguer é um dos pratos que mais tem o bacon como aliado, originando sempre combinações saborosas. Sabendo disso, três casas cariocas preparam sanduíches especiais com overdose da iguaria:

No Bar Metrópole, o ingrediente está em quase todas as etapas do Monster Bacon Burger. Começando pelo pão de bacon, o prato também leva duas carnes de blends com bacon, bacon crocante, geleia de bacon, aioli de bacon, cheddar, alface e cebola roxa.

Metrópole – R. Cap. Salomão, 57 – Humaitá

Já na cervejaria Hop Lab, o chef Pedro Wolf criou o Bacon Burger, que também leva blend feito com bacon, geleia de bacon e cobertura crocante, além de queijo derretido na IPA. Para harmonizar, vale degustar alguns dos chopes plugados nas torneiras das casas.

Continua após a publicidade

No espaço da Barra, o Madero Bacon Super (foto) é o protagonista do dia, com dez tiras de bacon, dois hambúrgueres, tomate, cebola grelhada e acompanhamento.

Bacon-Madero-Super_Nilo-Biazetto
Madero Bacon Super (Nilo Biazetto/Divulgação)

Restarurante Madero – Av. Das Américas, 4666 – Barra da Tijuca

Debruçado sobre a Praia Vermelha, o Terra Brasilis apresenta um menu executivo indicado para quem quer degustar com uma bela vista da paisagem carioca. Com pratos que variam semanalmente, o bacon será a grande atração das três opções principais: Medalhão de filé com bacon e batata rosti; espaguete à carbonara (foto) com bacon e queijo parmesão; ou Fricandole de frango com bacon.

Continua após a publicidade
Foto Terra Brasilis_Espaguete a Carbonara_Espaguete, gemas de ovos, queijo parmesão, bacon, pimenta do reino em grão, azeite e sal 02_Crédito Rio Art Com
(Rio Art Com/Divulgação)

Por fim, os pratos do Adega do Cesare dão direito a uma exótica sobremesa. Em Copacabana, os comensais que apreciarem um dos pratos servidos em toda semana do Dia do Bacon serão presenteados com um preparo do chefe João Ribeiro. Após opções como o Medalhão à Piamontese (foto) – medalhão grelhado envolto no bacon ao molho madeira acompanhado de arroz à piamontese -, os clientes experimentam o surpreendente sorvete de creme com bacon caramelizado. A prova de que não há limites quando se fala de bacon.

Foto Adega do Cesare_Medalhão à Piamontese_Crédito Lipe Borges
(Lipe Borges/Divulgação)

Publicidade
TAGS:

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês